Alckmin cria 35 mil cargos de professor no Magistério

Professores de Educação Básica foram aprovados no maior concurso já realizado em São Paulo

sex, 17/12/2004 - 14h24 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin promulgou, na quinta-feira, dia 16, a lei que cria 35 mil cargos de Professor Educação Básica II (PEB II) – 5ª a 8ª séries e Ensino Médio, para o quadro do Magistério da Secretaria Estadual da Educação. A Lei nº 11.812 foi publicada no Diário Oficial do Estado desta sexta-feira, dia 17.

Os cargos foram criados para o preenchimento das vagas referentes ao concurso PEB II, realizado em novembro do ano passado. Com um total de 49 mil vagas em dez diferentes disciplinas, foi o maior concurso público realizado para a pasta em São Paulo, atraindo quase 300 mil inscrições.

A previsão é de que 23 mil professores sejam nomeados ainda neste mês de dezembro, para início do exercício já no começo do ano letivo de 2005. Isso porque, em novembro deste ano, 28 mil aprovados foram convocados pela Secretaria Estadual da Educação para a escolha das vagas, que obedece o critério da classificação no concurso. O prazo para a escolha das vagas esgotou-se na última quinta-feira, dia 16, e a expectativa é de que 23 mil tenham atendido ao chamado da Secretaria.

Vale destacar que no mês de julho deste ano, o governador nomeou 11.348 professores aprovados no mesmo concurso, que iniciaram as atividades no começo do segundo semestre de 2004. Na época, foram convocados para a escolha das vagas 16 mil professores, mas apenas 11,3 mil compareceram.

Com as duas convocações, foram chamados 44 mil dos 49 mil aprovados no concurso. Os últimos 5 mil deverão ser convocados ao longo dos quatro anos de validade do concurso (dois anos, prorrogados por mais dois anos).

Cíntia Cury