Alckmin considerou importante decisão do TJ em autorizar flotação no Rio Pinheiros

Com a limpeza do rio, água poderá ser bombeada para a Billings e gerar energia em Henry Borden

sex, 19/03/2004 - 18h33 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin disse nesta sexta-feira, dia 19, que a autorização do Tribunal de Justiça para o início da operação do sistema de flotação na despoluição do Rio Pinheiros foi importante e vai criar um círculo virtuoso. “Agora, vamos tratar o esgoto no canal do Pinheiros com um método muito mais econômico. Com este esgoto tratado teremos água de melhor qualidade, que será bombeada para a Represa Billings. O que vai possibilitar ter mais água na Usina hidrelétrica Henry Borden, que está ao lado de São Paulo’, explicou o governador.

Segundo o governador, a pendência deste assunto estava colocando o Governo num círculo vicioso. “Como não tínhamos dinheiro para tratar todo o esgoto, ele não era tratado. Ao mesmo tempo, não havia dinheiro para se bombear água para a Represa Billings, que continua poluída”, explicou. O canal do rio Pinheiros também está poluído e a energia elétrica está a zero na usina Henry Borden, além de faltar água doce no pólo industrial de Cubatão.

O trabalho de flotação não será feito em toda a extensão do Rio Pinheiros. Será realizado na parte final, na barragem de Pedreira onde será o bombeamento. ‘Se der certo, com a autorização judicial, vamos aumentar esta flotação pegando outros trechos do Rio Pinheiros’, disse Alckmin. Ele ainda observou que nas margens do rio Pinheiros há um aquário de água translúcida flotada com a presença de peixes.

No dia de ontem, a 5ª Câmara de Direito Público do Tribunal de Justiça (TJ) consentiu a autorização para a flotação no Rio Pinheiros. O TJ aceitou, por unanimidade, o recurso do Governo do Estado e da Empresa Metropolitana de Águas e Energia Elétrica (Emae) e cassou a liminar que desde julho impedia a adoção do sistema, em virtude de uma ação civil pública ambiental promovida pelo Ministério Público.