Alckmin considera reforma tributária prioritária

Declaração foi feita após cerimônia de abertura da Couromoda 2003

ter, 14/01/2003 - 15h58 | Do Portal do Governo

Após a cerimônia de abertura da 30ª Feira Internacional de Calçados, Artigos Esportivos e Artefatos de Couro, a Couromoda 2003, nesta terça-feira, dia 14, na Capital, o governador Geraldo Alckmin falou, em entrevista coletiva sobre reforma tributária. Ele defendeu a discussão sobre o tema e destacou a necessidade de substituição do imposto em cascata. ‘É um imposto ruim, que onera o produto brasileiro. Nas cadeias longas, isso tem um custo enorme. É um imposto que incide reiteradas vezes, elevando o custo-Brasil’, explicou.

O governador disse ainda que ninguém imagina acabar com imposto. ‘O que se quer é um sistema mais inteligente em que se troca imposto em cascata por valor agregado’.

Na opinião de Alckmin, a Lei Kandir, que retirou o ICMS de exportação e bens de capital, significa um avanço na reforma tributária. ‘Penalizou os estados, que perderam o ICMS para exportação e bens de capital, mas, inegavelmente, foi um avanço porque tirou impostos para exportação e novos investimentos’, afirmou.

Outros aspectos importantes da reforma apontados pelo governador foram a simplificação do modelo e a redução da sonegação. ‘A reforma tributária, ao lado da Previdência, é prioritária’, disse.

Cíntia Cury