Alckmin confirma apoio às reivindicações do Hospital Santa Marcelina

Governador acredita que os atendimentos de maior complexidade devem ficar no extra-teto do Sistema Único de Saúde (SUS).

qua, 16/01/2002 - 18h44 | Do Portal do Governo


A reivindicação da diretoria do Hospital Filantrópico Santa Marcelina junto ao Governo Federal, para obter mais verba orçamentária, recebeu o apoio do governador Geraldo Alckmin nesta quarta-feira, dia 16, em visita às instalações do hospital. A atitude é um reconhecimento ao trabalho feito pelo Santa Marcelina na Zona Leste da Capital.

Na semana passada, Alckmin já havia autorizado a liberação de R$ 13 milhões para ajudar no custeio da unidade. “Essa verba do Tesouro do Estado será repassada além do SUS (Sistema Único de Saúde)”, confirmou. Ele lembrou que o Estado obteve com o Ministério da Saúde um aumento de R$ 1 milhão mensal para o hospital no teto do SUS. “Também está bem encaminhado um financiamento com o BNDES (Banco Nacional de Desenvolvimento Econômico e Social) para quitar a dívida do Hospital”, disse.

O governador informou que está marcado para amanhã (quinta-feira) um encontro entre a diretora superintendente do Hospital, Tereza Lorenzzoni, e o ministro da Saúde, José Serra. “A sugestão do Estado é que os casos de oncologia (tratamento de câncer), hemodiálise (insuficiência renal) e toda a parte de cirurgia cardíaca fiquem no extra-teto do SUS”, disse o governador.

Segundo ele, estes tratamentos de alta complexidade são muito caros e acabam estourando o teto de São Paulo. “E quase metade das internações para estes tratamentos não são de doentes de São Paulo. Nós queremos atender essas pessoas, mas é preciso que eles fiquem fora do teto do SUS”, explicou.

O Santa Marcelina atende cerca de 70 mil pessoas mensalmente nos ambulatórios e pronto-socorro. A instituição é tão importante para a região, que é conhecida como Hospital das Clínicas da Zona Leste. “A Zona Leste de São Paulo é um país, tem as dimensões do Uruguai e mais de 4 milhões de pessoas”, observou Alckmin.

No ano passado, por meio do SUS, o hospital fez 38,5 mil internações; 8,5 mil partos; 13,4 mil cirurgias e quase 380 mil atendimentos no pronto-socorro. Somado a exames complementares, o Santa Marcelina fez quase dois milhões de procedimentos médicos durante o ano.

Estado construiu novos hospitais na Zona Leste

Alckmin lembrou que o Governo do Estado retomou a construção e colocou em funcionamento outros hospitais na região. “Os hospitais do Itaim Paulista, o de Itaquaquecetuba e o Qualis da Zona Leste foram implantados e estão sendo administrados pelo Santa Marcelina. Também fizemos o Hospital de Vila Alpina e este ano vamos entregar o de Sapopemba”, afirmou.

Rogério Vaquero / Gislene Lima