Alckmin comenta a decisão do Copom de manter os juros básicos em 18,5% ao ano

Governador prega uma agenda positiva que reduza os juros, aqueça a economia e gere emprego e renda

qui, 23/05/2002 - 17h05 | Do Portal do Governo

A decisão do Comitê de Política Monetária (Copom) do Banco Central de manter os juros básicos em 18,5% ao ano não agradou ao governador Geraldo Alckmin. Ele disse que esperava uma redução na taxa de juros, ainda que pequena. “A expectativa do Governo de São Paulo é que houvesse uma sinalização da redução da taxa de juros”, comentou Alckmin em entrevista nesta quinta-feira, 23.

A decisão do Copom foi tomada por cinco votos a três, o que provocou a elevação do dólar e dos juros futuros com queda na Bolsa. Alckmin discordou da medida, lembrando que a atividade econômica precisa ter um crescimento mais forte. “Tanto essa tese tinha substância e razões que a decisão do Copom não foi unânime”, lembrou o governador.

Alckmin acha fundamental a redução da taxa de juros para se criar um “círculo virtuoso”. Disse que a redução aquece a economia, gera emprego, gera renda, aumenta a arrecadação, melhora os serviços públicos e a infraestrutura. “Precisamos ousar mais e entrar nesse círculo virtuoso, da chamada agenda positiva, que é a agenda do crescimento”, afirmou.

“Não foi a melhor decisão”, finalizou Alckmin, esperando que a questão seja revista na próxima reunião do Comitê de Política Monetária.

Alcindo Garcia