Alckmin autoriza última fase do Instituto Doutor Arnaldo

Término das obras está previsto para 2006

ter, 31/05/2005 - 13h25 | Do Portal do Governo


São Paulo terá mais um centro de referência nacional para cuidar da saúde da população. Nesta terça-feira, dia 31, o governador Geraldo Alckmin autorizou a última fase das obras do Instituto Doutor Arnaldo, no Complexo do Hospital das Clínicas.

Cerca de 1.300 trabalhadores da construção civil estarão empenhados para entregar os 726 leitos distribuídos em 28 pavimentos da unidade. São 80 mil metros quadrados de área construída. O término das obras está previsto para 2006.

“Nós vamos ter aqui três hospitais: o Hospital da Mulher, com 240 leitos voltados à obstetrícia de alto risco, ginecologia, maternidade, berçário, neonatal; o Hospital do Câncer, dedicado a diagnóstico, tratamento e prevenção do câncer; e o de Transplantes, com exceção de coração, que será feito no InCor”, informou o governador.

Alckmin lembrou que esse será o sétimo Instituto integrado ao Hospital das Clínicas. “Hoje são 2,2 mil leitos e com a conclusão deste hospital vamos ter quase 35% a mais de capacidade de atendimento para atender o Sistema Único de Saúde, de graça, com qualidade e com a melhor tecnologia”, ressaltou.

Ele informou que, ainda este ano, o Governo vai autorizar os equipamentos para serem licitados para que eles possam ser instalados logo após o término da obra. “A obra física vai custar R$ 104 milhões e só de equipamentos serão R$ 80 milhões. É praticamente um outro hospital só de equipamentos de última geração, oferecendo ao SUS o que há de melhor na medicina de São Paulo”, comentou.

O prédio terá, por exemplo, válvulas que gastam menos água e mecanismo de reutilização da água, inclusive das chuvas para lavagem de pisos e ambulâncias. Além disso, cada leito terá saídas de gás medicinal, com sistemas independentes.

Obras entregues

Durante seu discurso, o governador lembrou que no começo do mandato do ex-governador Mário Covas havia 16 esqueletos de hospitais. Na Zona Sul, foram entregues o Hospital de Pedreira, de Grajaú, de Pirajussara, de Itapecerica da Serra, de Carapicuíba, e junto com a Prefeitura será entregue o Hospital do M’Boi Mirim. No ABC, o Governo entregou o Hospital de Diadema e de Santo André. Na Zona Leste, o Hospital de Vila Alpina, Sapopemba e Itaim Paulista, além de Itaquaquecetuba e Guarulhos. Também foi concluído o Instituto de Tratamento do Câncer infantil (Itaci), e será entregue o de Ferraz de Vasconcelos. “E hoje retomamos a 2ª fase do último esqueleto, que é o Instituto Doutor Arnaldo”, disse.

O secretário da Saúde, Luiz Roberto Barradas Barata, informou que o Governo decidiu começar a conclusão destas obras pela periferia. “Decidimos começar pelos hospitais que se encontravam mais distantes do centro da Capital e naqueles locais em que mais precisava de leitos hospitalares. Por este motivo deixamos por último a retomada das obras do Instituto Doutor Arnaldo”, informou.

Macedo Júnior