Alckmin autoriza obras de ampliação na Febem Brás

Ao todo serão mais 400 vagas até fevereiro de 2002

qua, 03/10/2001 - 15h09 | Do Portal do Governo


Ao todo serão mais 400 vagas até fevereiro de 2002

O governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, dia 3, um contrato de reforma e ampliação do antigo prédio da Central de Triagem e Encaminhamento (Cetren), que fica na unidade Brás da Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor (Febem).

A obra significa um investimento de R$ 971 mil do Governo do Estado e deve ficar pronta em cerca de 60 dias. “A partir de dezembro, teremos mais 120 vagas para menores em internação provisória”, afirmou Alckmin lembrando que nessa unidade os adolescentes terão acesso a quadra de esportes, sala de atividades, oficinas de panificação, sala de informática e salas de aulas.

Outras duas áreas do complexo do Brás também serão reformadas. As antigas instalações da Coordenadoria Regional de Obras e Promoção Humana (Croph), onde hoje fica a unidade provisória feminina da Febem, terão as obras iniciadas em novembro, abrindo mais 280 vagas de atendimento provisório.

As meninas devem ser transferidas até o fim deste mês para uma nova unidade que será inaugurada ainda em outubro no bairro da Mooca. A unidade também é equipada com quadras de esportes, dormitórios, lavanderia, atendimento odontológico, salas de aula e oficinas profissionalizantes.

Segundo Alckmin, as obras dessa unidade devem ficar prontas em fevereiro. Ao todo, a Febem Brás terá até fevereiro do próximo ano 400 novas vagas, o que acabará com a superlotação da Unidade de Atendimento Inicial (UAI).

Alckmin destacou que nesta quinta-feira, dia 4, o Governo do Estado inaugura a Unidade de Internação da Febem em Sorocaba, que faz parte do novo modelo descentralizado da Fundação. De acordo com Saulo de Castro, presidente da Febem, a fundação recebe em torno de 250 menores de outras cidades, o que prejudica o trabalho com os adolescentes.

Com a descentralização e inauguração das unidades no Interior, os menores voltam para os municípios de origem, ficando próximos de suas famílias, o que melhora o atendimento aos internos e aos adolescentes em liberdade assistida.

O governador informou também que até o final deste ano serão entregues as unidades de Bauru, São Vicente, Araraquara, Ribeirão Preto e Pirituba. Isto representa um aumento de 743 vagas ao sistema de internação. Ele disse ainda que no ano que vem serão acrescentadas mais 1.496 vagas distribuídas em unidades em todo o Estado.

“O Diário Oficial de hoje publica a abertura de concorrência pública para a construção de mais quatro unidades no Estado, duas na Capital, uma em Sertãozinho e mais uma em Ribeirão Preto”, acrescentou Alckmin.

Gláucia Basile