Alckmin autoriza medidas para minimizar problemas em Pirapora do Bom Jesus

Falta de tratamento de esgoto em municípios não operados pela Sabesp é um dos motivos pelo acúmulo de espumas no Tietê

sex, 04/07/2003 - 18h35 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin esteve nesta sexta-feira, dia 4, no município de Pirapora do Bom Jesus, na Grande São Paulo, e anunciou medidas emergenciais para despoluição do Rio Tietê. A poluição está formando um tipo espuma e causando transtornos à cidade.

Ele autorizou a construção de uma Estação de Tratamento de Esgoto (ETE) em Pirapora do Bom Jesus, no valor de R$ 3 milhões. Além da estação, serão implantados 4,5 quilômetros de rede coletora de esgoto, 2,2 quilômetros de coletor tronco e três estações elevatórias. ‘Com isso, será possível coletar 100% do esgoto do município e transportar este esgoto para a estação de tratamento’, avaliou o governador.

A falta de tratamento de esgoto nos municípios não operados pela Sabesp, especialmente na região do ABC Paulista, é o principal fator responsável pelos problemas de poluição do Rio Tietê em Pirapora do Bom Jesus. Cerca de 180 toneladas de esgoto descem pelo Rio Tamanduateí e atingem o Tietê nas proximidades do município.

Ele explicou como as espumas, que vêm atrapalhando a rotina da cidade, se formam no rio. ‘A água do Tietê tem um detergente, que infelizmente existe por falta de tratamento. E, exclusivamente aqui, existe uma queda d’água, que quando cai entra em contato com o detergente, formando a espuma’, disse.

Como a construção da Estação de Tratamento deverá durar 11 meses, Alckmin autorizou outras realizações. De acordo com ele, para impedir a formação de grandes espumas, a cidade tem um sistema de chuveiros que jorram água no Rio Tietê, de maneira a quebrar as espumas em partes menores. ‘Mas essa água que é jorrada vem do Córrego do Caracol, que está em período de seca. Então, vamos enviar carros pipa para trazer água’, anunciou Alckmin.

Outra novidade será o controle da vazão de água do Tietê por meio das barragens. O secretário da Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, afirmou que nos períodos da manhã e tarde, quando há presença de iluminação solar, há menos acúmulo de espumas, pois os raios ajudam a dissipar. ‘Desta forma, vamos segurar a água do Rio, nas barragens, durante o dia e liberá-la no período da noite, quando a formação de espumas é maior’, analisou.

Para o prefeito de Pirapora do Bom Jesus, Raul Bueno Júnior, a situação deverá ser amenizada e as obras irão melhorar a qualidade de vida da população. Ele elogiou a construção da Estação de Tratamento, mas fez um apelo às outras cidades para evitar a chegada de esgoto em Pirapora. ‘Esse esgoto não é nosso’, disse.

O governador declarou que todas essas medidas são emergenciais e que o principal é tratar o esgoto coletado. Na Região Metropolitana, onde residem 17 milhões de pessoas, a Sabesp alcançou 70% de tratamento de esgotos, nos municípios onde a atuação da empresa é autorizada. Nas cidades desvinculados da Sabesp o índice de tratamento é quase zero. ‘No ABC, temos uma Estação de Tratamento pronta e que está ociosa, pois o esgoto não é transportado para lá’, informou Alckmin.

Ele também lembrou que há um ano o Estado está executando a segunda fase do Projeto Tietê, que irá levar rede de esgoto para mais 400 mil residências da Região Metropolitana. ‘Isso permitirá retirar o esgoto de dois milhões de pessoas e passar de 70% para 84% o esgoto tratado pela Sabesp’, concluiu.

A segunda fase do Projeto Tietê conta com investimentos de R$ 1,1 bilhão, entre financiamentos do Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) e recursos do Tesouro estadual, e tem término previsto para daqui três anos.

Neste sábado, dia 5, o governador volta a Pirapora do Bom Jesus, às 7 horas, para verificar os resultados da alteração dos procedimentos de operação nas barragens da cidade, para evitar a formação da espuma.

Rogério Vaquero