Alckmin autoriza construção de piscinão em São Caetano do Sul

Este é o 15º piscinão na bacia do Tamanduateí

qui, 23/01/2003 - 19h37 | Do Portal do Governo


O Governo do Estado irá construir um piscinão para combate às enchentes em São Caetano do Sul, na bacia do rio Tamanduateí. O edital de abertura pública foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin nesta quinta-feira, dia 23, durante encontro com o prefeito de São Caetano do Sul, Luiz Olinto Tortorello (PTB).

‘É uma obra importante que deve reduzir o pico de vazão no Tamanduateí em 15%. Vai aliviar bastante a questão das enchentes’, disse o governador. O edital será publicado no Diário Oficial nesta sexta-feira, dia 24.

O piscinão Cerâmica São Caetano fica no Ribeirão dos Meninos, divisa com São Paulo e terá terá três reservatórios, com extensão total de 1,9 quilômetro e capacidade para armazenar 235 mil metros cúbicos. Segundo Alckmin, a previsão de entrega da obra é de 10 meses a contar do encerramento da licitação que deve ser finalizada em 60 dias. Este é o 15º piscinão na bacia do Tamanduateí.

‘É um fato histórico. Temos 12 piscinões prontos, 2 com obras iniciadas e 1 em licitação. O Governo do Estado já liberou R$ 100 milhões no combate às enchentes’, afirmou Alckmin.
O governador disse também que vai analisar as solicitações do prefeito Tortorello quanto a doação de um terreno do Estado para a construção de escolas e a implantação de um restaurante da rede Bom Prato.

Participaram ainda do encontro o secretário de Recursos Hídricos, Saneamento e Obras, Mauro Arce e o deputado estadual Marcos Tortorelli.

São Caetano: primeiro lugar em qualidade de vida

O município de São Caetano ficou em primeiro lugar no Brasil em qualidade de vida segundo conclusões do ‘Atlas da Exclusão Social’, elaborado por pesquisadores da Unicamp, USP e PUC. O trabalho apresentado classificou os 5.507 mil municípios brasileiros de acordo com a maior ou menor exclusão social.

Segundo o governador, São Caetano avançou muito na área da educação, saúde, qualificação profissional, área social, infra-estrutura urbana e saneamento. ‘Acho que é um bom exemplo de que a gente pode avançar, com um trabalho sério, eficiente. Você tem um município que tem a melhor qualidade de vida, que cuida de gente, cuida das pessoas’

Carlos A.Prado