Alckmin autoriza construção de casas em aldeias

Investimentos em moradias indígenas serão de R$ 3,7 milhões

qua, 21/04/2004 - 16h40 | Do Portal do Governo

Durante a cerimônia posse do Conselho Estadual dos Povos Indígenas e o Comitê Interestadual de Assuntos Indígenas, nesta quarta-feira, dia 21, o governador Geraldo Alckmin autorizou a construção de 160 casas nas aldeias Morro da Saudade, Zona Sul da Capital, e Boa Vista, em Ubatuba. O investimento será da ordem de R$3,7 milhões e beneficiará 833 pessoas.

Além das unidades entregues hoje, o Governo paulista já entregou 27 unidades de comunidades indígenas e tem outras 137 em construção. ‘Todas essas moradias respeitam as características indígenas e tradições desses povos’, ressaltou o governador.

Assim como as moradias já entregues ou em construção em outras aldeias do Estado pelo Programa Pró-Lar Moradias Indígenas, as tipologias das casas não seguem os padrões da CDHU. Os projetos foram definidos juntamente com as comunidade indígenas.

Essa é uma das necessidades da Aldeia Boa Vista (Tekoa Nabdeva’e em Tupi-Guarani), em Ubatuba, Litoral Norte do Estado. Localizada a cerca de 20 km do centro de Ubatuba, em uma área de 920 hectares, com acesso a pé por uma trilha de 800 metros, ali vivem atualmente 143 índios em casas de pau a pique com telhado em palha de palmeira ou de madeira com telha de amianto, todas em condições precárias.

As refeições são feitas na cozinha coletiva contígua à casa de reza, construída também em pau a pique. Alguns poucos banheiros coletivos servem toda a aldeia e os banhos são tomados no rio que corta o território. Apesar disso, a aldeia já dispõe de infra-estrutura de abastecimento de água e rede de esgoto.

Segundo Altino dos Santos, o cacique Uerá, a comunidade necessita das novas casas para ter melhores condições de vida. ‘O telhado de palha junta muita barata e as telhas de amianto são muito quentes’, explica. ‘Além do mais, as casas precisam se refeitas a cada quatro anos por causa da umidade e os recursos estão cada vez mais escassos e distantes’. Além desses problemas, as condições de moradia na aldeia também atraem outros riscos. Há pouco tempo, um pai encontrou uma cobra no interior da casa onde vive um com a esposa e o filho de um ano.

O governador lembrou ainda que há seis hospitais em todo o Estado atendendo como referência as comunidades indígenas e respeitando as diversidades culturais.

Cíntia Cury / Lílian Santos