Alckmin autoriza a construção das cinco novas unidades no novo modelo da Febem

Ordem de Serviço foi assinada nesta sexta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes

sex, 23/09/2005 - 17h06 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assinou nesta sexta-feira, dia 23, no Palácio dos Bandeirantes, ordem de serviço para o início da construção de cinco novas unidades de internação no novo modelo da Febem. As cidades que receberão as unidades são: Praia Grande (2); Piracicaba (1); e Ferraz de Vasconcelos (2). “Hoje estamos dando um passo extremamente importante, iniciando uma nova fase de unidades menores e de forma descentralizada”, comentou o governador.

Cada unidade terá capacidade para abrigar 56 adolescentes, dos quais 40 em medida de internação e 16 em Unidade Internação Provisória (UIP), ou seja, “quando adolescente comete um ato infracional, ele vai para a unidade esperando a decisão da Justiça”, disse Alckmin.

No total serão investidos R$ 11,8 milhões provenientes do Tesouro paulista e as obras vão criar cerca de 600 empregos temporários, dos quais 350 diretos, e devem estar prontas no início de 2006.

O governador informou que na semana que vem serão autorizadas as obras de mais duas unidades em Campinas, uma em Mauá e uma em Itapetininga. Ele informou ainda que estão em licitação duas unidades em Osasco, uma em Taquaritinga, uma em Franca, uma em Santo André e duas em São Paulo. E em fase de entendimento duas em São Bernardo do Campo, uma em Mongaguá, duas em Peruíbe, uma em Santos e três em Guarulhos.

“Com isso nós deveremos resolver o problema da Febem do Tatuapé. Hoje nós temos lá 1.500 adolescentes e a nossa idéia é que até janeiro os internos voltem para perto de suas famílias”, informou, lembrando que o Complexo do Tatuapé vai ser transformado em um parque.

O governador ressaltou que a questão do preconceito por parte das prefeituras em instalar unidades da Febem em seus municípios melhorou. “Nós estamos mostrando que reeducar adolescentes é uma tarefa de todos”, disse.

A presidente da Febem, Berenice Giannella, informou que atualmente existem 22 unidades da Febem no interior. ‘O que pretendemos agora é ampliar esse número e fazer com que o adolescente cumpra a medida em seu município de origem ou próximo dele’. Ela comentou que as cinco unidades serão construídas em municípios que tem o maior número de adolescentes internados na cidade de São Paulo.

Novo modelo da Febem

Trata-se de mais uma etapa do projeto de regionalização da Febem, iniciado em 1995, que tem como meta atual a construção de 41 novas unidades, em diversas regiões do Estado de São Paulo. A nova unidade tem como principal objetivo possibilitar a mudança na vida do jovem, além de enquadrar-se aos padrões de regionalização estabelecidos pelo Estatuto da Criança e do Adolescente (ECA).

Nas novas unidades, a Febem trabalhará em parceria com ONGs dos municípios. Está articulado três princípios: escolarização básica adequada aos adolescentes; educação profissionalizante e trabalho cooperativo.

Macedo Júnior