Alckmin autoriza a compra de veículos bicombustíveis

Medida está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 19

sex, 19/09/2003 - 8h24 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou ontem, dia 18, decreto que autoriza o Estado a comprar, em licitação, veículos bicombustíveis para sua frota. Resultado de uma tecnologia ultra moderna desenvolvida pelas montadoras, a modalidade permite que o motor, com a mesma regulagem, possa operar com combustível a álcool ou a gasolina.

A medida está publicada no Diário Oficial desta sexta-feira, dia 19, e vem reiterar o decreto nº 42.836, assinado em 1998 pelo governador Mário Covas, determinando que a compra de automóveis deveria ser feita, preferencialmente, de veículos a álcool e excepcionalmente de veículos a gasolina, levando em conta a importância do setor sucro-alcooleiro na geração de emprego e receita para o Estado. O decreto leva em conta também o alto conhecimento de São Paulo no desenvolvimento de tecnologia de ponta em combustíveis renováveis e a substituição de chumbo tetraetila por álcool anidro.

O secretário da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, João Carlos de Souza Meirelles, lembrou que a gasolina brasileira já tem em sua composição uma mistura de álcool que varia entre 24% e 26%. “Esta tecnologia serve também quando a gasolina tem apenas 6% de álcool e serve como anti-detonante, uma vez que a gasolina pura não pode ser usada em motores de combustão”, explicou.

Meirelles afirmou que o Governo de São Paulo vem dando cada vez mais importância ao uso de combustível não poluente como o álcool. “Este modelo permite mostrar ao restante do mundo o potencial do uso do álcool na mistura da gasolina em seus países, e a possibilidade de adotar a tecnologia do bicombustível, o que permite ampliar as exportações de veículos, bem como de álcool. O mais importante de tudo é oferecer ao consumidor a possibilidade de escolha. Ele vai colocar o combustível que quiser e não o que a fábrica produzir”, considerou o secretário, afirmando que o grande objetivo é aumentar o estímulo deste tipo de produção.

Valéria Cintra