Alckmin assiste pré-estréia do filme ‘Cabra-Cega’

Filme foi selecionado pelo Programa Fomento ao Cinema do Governo do Estado

seg, 11/04/2005 - 9h49 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin assistiu na noite deste domingo, dia 10, a pré-estréia do filme “Cabra-Cega”, o primeiro entre os selecionados de 2004 no Programa de Fomento ao Cinema do Governo do Estado a estrear em circuito comercial. É a primeira vez que uma exibição do programa é realizada no Palácio dos Bandeirantes, sede do governo paulista.

Dirigido por Toni Ventura, o filme foi premiado no Festival de Brasília do ano passado e trata de fatos ocorrido durante o regime militar. Os protagonistas são Leonardo Medeiros, Débora Duboc, Jonas Bloch e Michel Bercovitch. No dia 15, o filme entra em cartaz no circuito comercial das principais capitais brasileiras.

O Programa de Fomento ao Cinema Paulista é uma iniciativa do Governo do Estado, através da Secretaria da Cultura, e conta com apoio de empresas privadas. O prêmio oferece apoio na produção, na finalização e na distribuição das obras.

Até 2006, devem ser produzidos 50 longas-metragens, finalizados mais 35 e distribuídos outros 35. Todos escolhidos em concursos públicos semestrais, selecionados por comissões formadas por profissionais da área.

A apresentação de “Cabra-cega” foi realizada no auditório do Palácio dos Bandeirantes e contou com a presença de profissionais de cinema e empresários, além de cerca de 500 professores de história, literatura, arte e filosofia da rede estadual de ensino da Capital e Grande São Paulo. Entre os convidados estavam os atores Tônia Carrero, Juca de Oliveira e Ruth Escobar, e os diretores Anibal Massaini e Tisuka Yamasaki.