Alckmin assina protocolo de intenções para preservação de Parque Ecológico em Campinas

Convênio para início das obras deve ser firmado em 60 dias

sáb, 19/07/2003 - 14h33 | Do Portal do Governo


O Parque Ecológico Monsenhor Emílio José Salim, localizado no município de Campinas, será todo revitalizado para se transformar em um centro de lazer e entretenimento com área de 110 hectares. O protocolo de intenções para a recuperação do Parque foi assinado neste sábado, dia 19, pelo governador Geraldo Alckmin e a prefeita de Campinas, Izalene Tiene (PT). Ela informou que dentro de 60 dias será assinado o convênio para execução das obras.

Para o secretário do Meio Ambiente, José Goldemberg, a reforma já começou, pois as máquinas do Instituto Florestal já estão no local. Ele lembrou que os trabalhos serão feitos em parceria com a iniciativa privada. “O Estado tem de buscar parcerias, pois a arrecadação vem caindo nos últimos meses”, disse o secretário. As empresas Petrobras, Shell e CPFL são as parceiras na recuperação do Parque Ecológico de Campinas.

Alckmin determinou que todas as 90 unidades de conservação do Instituto Florestal sejam transformadas em modelo. Ele lembrou que, entre as décadas de 50 e 90, o Estado de São Paulo perdeu quatro milhões de hectares de cobertura vegetal, passando de sete para três milhões. “Nos últimos 10 anos essa tendência foi invertida e, ao invés de perder, São Paulo ganhou 68 mil hectares de cobertura vegetal”.

Inauguração da Marginal

A marginal da Rodovia Dom Pedro I, entre os trevos Barão Geraldo e Sonae, no município de Campinas, foi inaugurada neste sábado pelo governador Geraldo Alckmin e o secretário dos Transportes, Dario Rais Lopes. O novo trecho tem 1,3 km de extensão e beneficiará cerca de 250 mil pessoas. A marginal irá canalizar o tráfego de caminhões que acessa a Refinaria de Paulínia, eliminando os constantes congestionamentos junto ao trevo. Alckmin destacou que o Governo do Estado investiu R$ 12 milhões na obra que conta com alças de acesso aos trevos e duas passarelas.

A obra é importante também para beneficiar àqueles que acessam diariamente os campi da Unicamp e da PUC de Campinas, além do Bairro Barão Geraldo. Alckmin anunciou ainda que no próximo dia 2 de agosto, o secretário dos Transportes voltará a Campinas para iniciar mais um importante investimento. “Esperamos concluir entre 10 ou 12 meses, o trevo da Bosch que irá dar um alívio muito grande aos congestionamentos de Campinas e trará uma boa logística para a região”. Esta obra será executada pela empresa concessionária AutoBan.

Rogério Vaquero / Gláucia Basile