Alckmin assina Protocolo de Intenções no São Paulo Fashion Week

Governador também entregou certificados para formandas do projeto Núcleo da Moda

qua, 19/01/2005 - 20h54 | Do Portal do Governo


Unificar esforços para a projeção de arranjos produtivos locais do setor têxtil do Estado de São Paulo é o objetivo do Protocolo de Intenções que o governador Geraldo Alckmin assinou nesta quarta-feira, dia 19, na abertura da 18ª edição da São Paulo Fashion Week, o maior evento de moda da América Latina. O governador assinou também aditamento ao convênio entre a Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social e a Entidade Assistencial Congregação de Santa Cruz, para descentralizar o projeto “Núcleo de Moda”, com recursos estaduais.

O Protocolo de Intenções envolve a secretaria da Ciência, Tecnologia, Desenvolvimento Econômico e Turismo, a Associação Brasileira da Indústria Têxtil e de Confecção (Abit), o Sindicato da Indústria de Fiação e Tecelagem em Geral (Sinditêxtil), a Federação das Indústrias e Comércio do Estado de São Paulo (Fiesp) e o Sebrae-SP. “Essa medida é muito importante porque o setor da indústria têxtil, da confecção e da moda tem grande número de pequenas empresas, que gera muitos postos de trabalho, renda e irriga a economia”, disse Alckmin. O Protocolo de Intenções vai beneficiar os Arranjos Produtivos específicos de municípios paulistas, como Americana, Amparo, Cerquilho, Jundiaí e Socorro.

“O Estado de São Paulo está mostrando mais uma vez liderança ao fazer esse acordo e ao desenvolver e incentivar os arranjos produtivos na área de confecção. Por meio dele, serão incentivados e fomentados não só os dez arranjos produtivos do setor têxtil de São Paulo, mas também serão desenvolvidos os pólos”, ressaltou o presidente da Abit, Josué Gomes da Silva.

Núcleo da Moda

Durante o evento, Alckmin entregou certificados de costureiras piloteiras para cinco mulheres da comunidade da Vila Nova Jaguaré. Elas representam um grupo de 64 alunas que fazem parte do projeto Núcleo da Moda, atendido pela Secretaria da Assistência e Desenvolvimento Social. “Estamos capacitando 70 piloteiras, que fazem a costura de acabamento”, disse o governador.

O Projeto Núcleo da Moda foi criado em 2002, por iniciativa do Governo do Estado, em parceria com o ONG Congregação Santa Cruz e a iniciativa privada. Durante três anos, as formandas freqüentaram aulas de costura e reforço escolar, especializando-se em piloteiras (profissional de alto nível). Todas as alunas já estão no mercado de trabalho, estagiando nas grifes como Daslu e Ellus.

A ampliação do projeto possibilitará o início de uma nova turma em fevereiro. As candidatas precisam ter entre 15 e 25 anos e pelo menos o 1º grau do ensino fundamental concluído.

Macedo Júnior