Alckmin assina decreto sobre prevenção, diagnóstico e tratamento de hipertemia maligna

A medida, pioneira no Brasil, é uma antiga reivindicação dos médicos e visa evitar casos fatais da doença

ter, 12/03/2002 - 19h29 | Do Portal do Governo

“Estamos dando mais um passo importante em defesa da vida e da promoção da saúde”, disse o governador Geraldo Alckmin ao assinar nesta terça-feira, dia 12, decreto que cria um sistema estadual de prevenção, diagnóstico e tratamento da hipertemia maligna, atendendo a uma antiga reivindicação da classe médica.

A hipertemia maligna é uma doença genética que pode ser fatal a partir de uma reação aos produtos anestésicos. Somente uma medicação imediata garante a vida da pessoa. O decreto visa garantir a segurança dos pacientes que vão ser submetidos a cirurgias – e portanto à anestesia.
Estabelece ainda o levantamento de dados epistemológicos e prevalência da doença, além de orientar pacientes e familiares.

Alckmin disse que a medida foi fruto de uma ação coletiva, unindo entidades médicas, universidades, sociedade civil e a Assembléia Legislativa, que aprovou a lei. “Como médico e anestesista, sei da gravidade dos casos fatais que podem ocorrer, se não houver prevenção, diagnóstico e tratamento”, disse o governador.

Dirigentes de entidades representativas do setor destacaram que São Paulo mais uma vez tem uma posição pioneira com relação aos problemas da saúde e que decretos semelhantes serão assinados pelas demais estados brasileiros, para haver mais segurança em salas de cirurgia.

Participaram da solenidade da assinatura do decreto o presidente da Assembléia Legislativa, Walter Feldman, o secretário da Saúde, José da Silva Guedes, e representantes da Associação Paulista de Medicina, Associação Brasileira de Anestesia, Conselho Regional de Medicina e Centro de Vigilância Sanitária, entre outros.