Alckmin assina decreto que regulamenta a reestruturação da Polícia Militar

Governador anuncia o nome do novo comandante-geral da PM

qua, 15/12/2004 - 16h19 | Do Portal do Governo


Dois decretos assinados pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, dia 14, vão permitir uma melhor reestruturação dos quase 94 mil policiais militares, possibilitando que eles atuem nas regiões mais necessárias em todo Estado. Com a lei aprovada pela Assembléia Legislativa, no último dia 7, o Governo criou mais 164 cargos de oficiais, o que permitiu a instalação de mais 2 comandos e dez batalhões no Comando da Polícia Militar.

Alckmin assinou ainda o decreto que promove 1.404 oficiais. Durante a cerimônia, realizada na sede do Quartel General da Polícia Militar, na Estação da Luz, o governador também anunciou o nome do novo comandante-geral da Polícia Militar. A partir do próximo dia 28, o coronel Elizeu Eclair Teixeira Borges vai assumir o posto no lugar do coronel PM Alberto Silveira Rodrigues, que está saindo porque vai se aposentar da corporação. Alckmin também participou do lançamento do calendário comemorativo ao cinqüentenário da Polícia Feminina.

A reestruturação da polícia visa realocar os policiais nos 645 municípios do Estado. Para isso, o Governo utilizou os 164 cargos oficiais que estavam vagos na área da Saúde, como de tenente-médico, capitão-veterinário, major-farmacêutico, transformando-os em cargos operacionais. Com a reestruturação e a criação destes novos cargos foi possível criar um Comando de Polícia na Capital (Tatuapé, Zona Leste) e outro Comando de Policiamento do Interior (CPI), em Presidente Prudente, que engloba os municípios do extremo do Estado. “É uma área muito grande, distante, com muitas penitenciárias. Por isso, estamos instalando um CPI e um Deinter, o Comando da Delegacia Regional da Polícia Civil”, detalhou Alckmin.

Os dez Batalhões funcionarão da seguinte maneira: três na Capital (uma na Zona Sul, no Jardim Ângela; e dois na Zona Leste, em Itaquera e em Sapopemba); três na Grande São Paulo (Santo André, São Bernardo e um em Osasco); três na região de Campinas (Itu, Sumaré e Jundiaí) e um da Polícia Rodoviária (que fará o trabalho no anel quadrilátero no entorno da Região Metropolitana de São Paulo expandida – englobando Santos/São José dos Campos/ Campinas e Sorocaba – onde vivem quase 70% da população do Estado).

Já a assinatura do decreto que promove 1.404 oficiais vai beneficiar 421 oficiais e mais de 983 praças. O objetivo, explicou o secretário de Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, é estimular os policiais, principalmente os mais jovens, para sentirem que é possível crescer na corporação.

Alckmin ainda inaugurou o novo prédio do Comando de Policiamento Metropolitano da Polícia Militar. Com instalações mais modernas, o local atende a 38 cidades da Região Metropolitana. A reforma foi feita pelo Estado com investimento de R$ 684 mil.

Para que os policiais fiquem melhor treinados, a Secretaria da Segurança Pública assinou ontem com a Câmara de Comércio Americana a criação da cidade cenográfica, que funcionará na Escola de Policiais de Pirituba. O investimento total é de quase R$ 20 milhões. No local, serão feitas várias simulações de combate ao crime em postos de gasolina, supermercados, favelas, prédios, entre outros.

O Corpo de Bombeiros será estendido para mais 10 cidades. A Secretaria de Segurança Pública está comprando 15 veículos de resgate e combate ao incêndio, além de 1.073 novas viaturas policiais. O Governo ainda vai instalar a Força Tática em mais 70 cidades.

Troca do Comando da Polícia Militar

A troca do comando-geral da Polícia Militar ocorrerá no próximo dia 28, na Academia do Barro Branco, Zona Norte. Para cumprir a obrigatoriedade da lei, o coronel Alberto Silveira Rodrigues, que vai se aposentar, deixará o comando. Em seu lugar assume o coronel Elizeu Eclair Teixera Borges, que está há quase 32 anos na corporação militar. Ele é o atual comandante do CPI-4 (que abrange desde a região de Bauru até a divisa com Mato Grosso do Sul e o Paraná). Borges já dirigiu o comando da Zona Sul na Capital e trabalhou na Casa Militar durante os governos Montoro e Covas. O sub-comandante será o coronel Paulo Marino Lopes, os demais serão definidos na próxima semana.

Como balanço durante os dois anos em que esteve à frente do comando, o coronel Alberto Silveira Rodrigues destacou os 54 projetos executados por sua equipe que foram aprovados pelo governador como a criação da Ronda Escolar, os policiamentos integrado e comunitário e o radiopatrulhamento que faz o atendimento emergencial do 190. “Só em São Paulo são 150 mil chamadas por dia”, revelou.

Valéria Cintra