Alckmin assina convênio social no São Paulo Fashion Week

Convênio vai capacitar moradoras da favela Vila Nova Jaguaré

qua, 16/06/2004 - 21h15 | Do Portal do Governo


Um convênio para qualificar e beneficiar moradores da favela Vila Nova Jaguaré foi assinado pelo governador Geraldo Alckmin, nesta quarta-feira, dia 16, durante a 17ª do São Paulo Fashion Week – SPFW, no prédio da Bienal, no Ibirapuera. Recursos de R$ 35 mil serão destinados à Congregação de Santa Cruz, visando a realização do “Projeto Moda”, desenvolvido pelo Núcleo Voluntário de Moda. A assinatura do convênio foi realizada após o governador assistir ao desfile da marca Cavalera.

“Esse convênio é muito importante, porque irá capacitar 80 mulheres para a indústria têxtil”, disse Alckmin. Ele também destacou a importância do SPFW para São Paulo. “Nós não temos que vender apenas produtos primários, como algodão. Temos que vender talento, criatividade, moda e agregar valor. O evento ajudou colocar a cidade de São Paulo na moda, ao lado de Milão, Paris e Nova York. Hoje é um momento consagrado da moda muito importante para o Brasil, porque gera emprego e renda”, disse. Perguntado sobre desfile que assistiu, o governador brincou que foi muito “cool”.

As 80 mulheres da favela Jaguaré que serão capacitadas pelo “Projeto Moda” terão cursos de costura em máquinas industriais, workshops em desenho técnico e modelagem. “Os formados terão estágio garantido em várias empresas do setor’, informou Alckmin.

A Congregação de Santa Cruz, de origem canadense, está no Brasil desde 1845 e fundou o Colégio Santa Cruz, em 1952, no Alto de Pinheiros. Atende, atualmente a 1.174 pessoas e, desde 1947, presta serviços sociais no bairro do Jaguaré, especialmente na favela Vila Nova Jaguaré. O Núcleo Voluntário de Moda, criado em 2002 por uma empresária do setor, Tânia Otranto, fica na favela, em um prédio da Congregação.

Alckmin lembrou que o Governo paulista tem contribuído para o setor de várias formas. ‘Nós reduzimos o ICMS para a indústria da fiação, tecelagem, confecção e vestuário de 18% para 12%, porque esse é um setor que gera muita mão-de-obra, emprego e renda’.

Estiveram presentes Maria Helena Guimarães, secretária da Assistência e Desenvolvimento Social, Cláudia Costin, secretária da Cultura, e o deputado federal Turco Loco.

Aberto nesta quarta-feira, o São Paulo Fashion Week termina no dia 22.Durante o evento, 47 marcas serão mostradas a um público estimado em 120 mil pessoas. Paralelo aos desfiles, será realizada a mostra 2º Salão de Moda e Design, com cerca de 40 estandes. Para esta edição do SPFW é esperado o número recorde de 30 grandes compradores do mundo inteiro. A expectativa é de que sejam movimentados R$ 900 milhões com a comercialização de 18 milhões de peças.

Macedo Júnior