Alckmin assina adesão de São Paulo ao ‘G-7 dos Estados’

O governador está na Alemanha, onde se reúne com empresários e assina acordos

dom, 04/09/2005 - 17h21 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin assinou neste domingo, dia 4, em Munique (Alemanha), a adesão de São Paulo ao grupo dos Estados mais desenvolvidos do mundo.

A assinatura ocorreu durante encontro com o governador da Alta Áustria, Josef Pühringer, e o chefe da chancelaria do Estado da Baviera, Erwin Huber, dois dos Estados participantes do grupo. Completam o acordo a Califórnia (Estados Unidos), Western Cape (África do Sul), Quebec (Canadá) e Shandong (China).

Alckmin está em missão oficial à Baviera, na Alemanha. Um dos principias temas de discussão e troca de experiências entre os sete Estados será o uso de energia renováveis. “O uso de combustíveis fósseis está ligado a grandes problemas globais: o aquecimento e a destruição da camada de ozônio’.

‘Os sete Estados deste grupo se comprometem a substituir gradualmente estes combustíveis por energias renováveis, o que é um sinal muito importante para os principais países do mundo”, afirmou o governador após a solenidade.

Nesta segunda-feira, dia 5, Alckmin reúne-se com o primeiro-ministro da Baviera, Edmundo Stoiber, para assinatura do protocolo de cooperação técnica nas áreas de energias renováveis e mudanças climáticas entre os dois estados. Antes da assinatura, está programado um encontro com o ministro do Meio Ambiente, Saúde Pública e Proteção ao Consumidor, Werner Schnappauf. Também será realizada uma reunião com empresários do setor automobilístico.

O objetivo é apresentar aos alemães a experiência paulista do uso do álcool da cana-de-açúcar (etanol). Os secretários da Ciência, Tecnologia e Desenvolvimento Econômico, João Carlos de Souza Meirelles, e do Meio Ambiente, José Goldemberg, participam da reunião.

As oportunidades de negócios entre os Estados de São Paulo e da Baviera são muitas. Enquanto a Baviera adquiriu alto nível de conhecimento em biodiesel, São Paulo é líder mundial na produção do álcool da cana-de-açúcar. “A mistura de uma pequena percentagem de álcool na gasolina ajudaria a Baviera a cumprir as exigências do Protocolo de Kyoto”, afirma Goldemberg.

Para o secretário, a medida também beneficiaria o Estado de São Paulo, que tem interesse em fornecer o produto para a Baviera. A adição de 5% do etanol na gasolina, por exemplo, reduz significativamente as emissões de carbono na atmosfera.

Oportunidades de negócio

À tarde, o governador vai à Câmara de Comércio e Indústria de Munique e da Alta Baviera, onde fará apresentação das oportunidades de negócios no Estado de São Paulo.

Ainda na segunda-feira, Alckmin prossegue viagem para o Líbano, onde também participará de encontros com líderes políticos e empresários. Ele retorna a São Paulo na quinta-feira, dia 8.

Juliano da Nóbrega