Alckmin aprova a criação de um Conselho Estadual de Cinema

Medida foi anunciada durante encontro com cineastas nesta segunda-feira, dia 4

seg, 04/08/2003 - 19h16 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin aprovou a criação de um Conselho Estadual de Cinema, durante encontro com profissionais do cinema paulista nesta segunda-feira, dia 4, no Palácio dos Bandeirantes. O objetivo da reunião foi discutir a possibilidade de novas políticas para reaquecer o setor.

A secretária da Cultura, Cláudia Costin, disse que os cineastas vieram trazer propostas de avanço para a indústria cinematográfica paulista que, com a recessão, está praticamente paralisada. O governador se mostrou muito preocupado com as questões. O projeto do Conselho será elaborado pelos próprios cineastas que, em breve, devem trazê-lo para aprovação oficial do governador.

Segundo Cláudia Costin, Alckmin vai buscar recursos para, ainda este ano, atender emergencialmente o cinema paulista e, além disso, se mostrou muito feliz em anunciar a abertura do Museu da Imagem e do Som (MIS) no próximo dia 18 de agosto.

Toni Ventura, presidente da Associação Paulista de Cineastas (APACI), disse que o cinema paulista está vivendo um momento muito maduro e que os cineastas vieram para propor um programa de médio e longo prazo, à procura de uma auto-sustentabilidade. “Junto com a infra-estrutura já existente no Estado, São Paulo pode se alavancar para ser um grande pólo de cinema”, afirmou Ventura, explicando que três gerações de cineastas estão unidas na busca de um programa de gestão transparente, que não permita rupturas na cadeia produtiva do cinema, que vive um momento muito especial.

“Nós trouxemos para o governador o rascunho de um programa que prevê um atendimento imediato da produção, que hoje está paralisada”, enfatizou ele, acrescentando que, com recursos orçamentários permanentes do Estado, poderá haver uma difusão maior, recuperação de salas no Interior, criação de modos para uma visibilidade maior dos filmes paulistas. “Esse é um plano ambicioso, é o salto industrial do cinema paulista”, concluiu Ventura.

Gláucia Basile