Alckmin apresenta síntese das obras do Governo na abertura do Ano Legislativo

Governador reafirma necessidade de modernizar estrutura do Estado

seg, 17/03/2003 - 19h10 | Do Portal do Governo


Governador reafirma necessidade de modernizar estrutura do Estado, rever privilégios e caminhar no sentido de reformas que promovam a justiça social

O governador Geraldo Alckmin apresentou nesta segunda-feira, dia 17, na abertura da 15ª Legislatura, uma síntese das atividades do Governo de São Paulo nos últimos quatro anos.

Destacou, entre as obras realizadas, a conclusão de inúmeros hospitais, entre eles, o de Santo André, com 350 leitos, a inauguração de escolas técnicas e de Fatecs na Zona Leste da Capital, em Jundiaí, Mauá, Botocatu e Praia Grande, além de classes descentralizadas e escolas técnicas em Hortolândia, São Roque e Santa Barbára d`Oeste.

Mencionou ainda a oferta de formação universitária a 6.233 professores efetivos de ensino fundamental e subsídios de 50% para aquisição de computadores para mais de 63 mil professores, a implantação de mais de 140 unidades do Banco do Povo Paulista, a instalação e funcionamento de mais 10 restaurantes populares Bom Prato e a instalação do programa Bom Lanche em nove estações da CPTM.

O governador afirmou que a ampliação do Simples Paulista e a modernização do zoneamento industrial para a Região Metropolitana de São Paulo foram ‘medidas de ampla repercussão na geração de emprego e renda, só efetivadas pelo apoio recebido pela Assembléia Legislativa’.

Para Alckmin, outras medidas de importância foram o início das obras da fase 2 do rebaixamento da calha do Rio Tietê, entre o Cebolão e a barragem da Penha, além da conclusão de mais quatro piscinões. E além disso, a adição de mais 400 megawatts à potência elétrica instalada no Estado, a conclusão de outras grandes obras como os primeiros 9,4 km da linha 5 do Metrô, o trecho Oeste do Rodoanel Mário Covas e a pista descendentes da Imigrantes.

O governador afirmou que nos últimos anos o Brasil deu um grande salto, construiu uma economia estável, avançou significativamente nos indicadores sociais, em particular os da saúde e educação, implementou reformas e consolidou a democracia, no mais tranqüilo processo de sucessão da nossa historia. ‘São Paulo não ficou atrás. Saneou suas finanças, ampliou sua infra-estrutura, investiu pesadamente nas áreas sociais’.

Alckmin lembrou que, embora a produção industrial tenha crescido continuamente nos últimos 8 meses e os saldos comerciais tenham se tornado uma constante, e apesar da inflação ter mostrado tendência de queda, ‘o fato é que paira hoje no mundo uma grave ameaça, cujas consequências para o nosso País e para nosso Estado ainda não são possíveis de aquilatar’.

Para o governador, é necessário modernizar a estrutura do Estado, rever privilégios, e caminhar no sentido de uma reforma tributária que estimule a produção e de uma reforma previdenciária que, resgatando a capacidade financeira dos Estados e Municípios, promova a justiça social.’

Durante entrevista coletiva à imprensa, Alckmin disse que estão em tramitação na Assembléia vários projetos de lei, ‘tratando da questão tributária, do estímulo fiscal ao setor produtivo, do pagamentos de precatórios de menor valor, projetos para estimular o setor terciário da economia como o turismo, com a criação da Agencia para o Fomento do Turismo’.

O presidente da Assembléia Legislativa, Sidney Beraldo, abriu os trabalhos legislativos, destacando: ‘Queremos uma reforma tributária que desonere o sistema produtivo e estimule o crescimento, mas diremos não a qualquer proposta que venha a prejudicar São Paulo, Estado que com muito esforço fez seu ajuste fiscal, cumpre a Lei de Responsabilidade Fiscal e paga suas dívidas rigorosamente em dia.’

Dos 94 deputados da nova Assembléia Legislativa, 52 foram reeleitos e 42 assumem o mandato pela primeira vez. O PT é o partido majoritário, com 23 deputados, seguido do PSDB, com 18.