Alckmin apresenta projetos na área dos transportes para o Banco Mundial

Representantes do IFC, instituição do Bird, se reuniram com o governador no Palácio dos Bandeirantes

sex, 07/02/2003 - 18h21 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de apresentar os projetos desenvolvidos pelo Governo do Estado na área dos transportes, o governador Geraldo Alckmin reuniu-se nesta sexta-feira, dia 7, no Palácio dos Bandeirantes, com o vice-presidente do IFC (International Finance Corporation), Peter Woicke, no Palácio dos Bandeirantes.

O IFC é uma instituição do Banco Mundial (Bird) e financia projetos privados e também infra-estrutura privada para o setor público. No Estado financiou as obras da Rodovia dos Bandeirantes a cargo da concessionária Autoban.

‘Fizemos uma exposição das áreas que o Estado considera prioritárias, como Metrô e trens da CPTM’, disse Alckmin. Segundo ele, os representantes do IFC ficaram impressionados com o volume de passageiros transportados pelo Metrô de São Paulo, algo em torno de 4 milhões por dia.

‘Enfatizamos a necessidade de ampliação das linhas do Metrô, que atualmente tem 59 quilômetros, e também da modernização da malha ferroviária’.

Alckmin lembrou que Governo paulista está estudando a possibilidade de concessão na CPTM e também no Metrô. ‘Haveria uma empresa reguladora, mas o setor privado é que prestaria o serviço, com o objetivo de trazer capital para melhorar o sistema’. No caso do Metrô, já há um estudo para a concessão da Linha 4, que vai do bairro da Luz à Vila Sônia. ‘Quando terminarmos a licitação, a Linha da Integração terá recursos do Estado, do Banco Mundial e do setor privado’.

Durante o encontro foram abordados também a questão dos portos, aeroportos e saneamento básico. Segundo Alckmin, no caso dos aeroportos o Estado já está licitando os armazéns alfandegados com a iniciativa privada. ‘O aeroporto de Ribeirão Preto já foi homologado para aeroporto internacional de cargas’, explicou.

Carlos A. Prado