Alckmin apresenta PPPs a investidores americanos

Dentre os projetos citados está a construção do novo corredor de exportação

qui, 10/03/2005 - 19h57 | Do Portal do Governo


O governador de São Paulo, Geraldo Alckmin, apresentou, nesta quinta-feira (10/3), os projetos paulistas de Parcerias Público-Privadas (PPP) a investidores americanos, durante café-da-manhã da Bolsa de Valores de Nova York. Em seguida, Alckmin tocou a campainha na tradicional abertura do pregão nova-iorquino.

Entre os projetos que o governo de São Paulo quer realizar por meio de PPP, Alckmin citou o corredor de exportação que vai ligar Campinas ao Porto de São Sebastião. “São três projetos de concessão de rodovias e a construção de um novo pier de águas profundas para o porto de São Sebastião”, explicou Alckmin em entrevista à agência de notícias Bloomberg.

Ele refere-se às concessões das rodovias D. Pedro, Ayrton Senna, Carvalho Pinto e Tamoios, e à reestruturação do porto. “Temos quatro editais prontos e audiência pública marcada para o próximo 4 de abril”, disse o governador.

O governador ressaltou que São Paulo é responsável por um terço da exportação nacional, que teve crescimento de 38,6% no último ano, sendo 80% de produtos manufaturados. Além disso, mais da metade da importação brasileira é feita por São Paulo.

Na entrevista, Alckmin comentou os bons resultados obtidos com reduções de alíquota. Ele citou o caso do etanol (álcool desidratado), que teve sua alíquota reduzida 25% para 12%, e a arrecadação subiu 7%. “O que estamos verificando é que quanto mais subimos a alíquota, mais se empurra o produtor para a informalidade. Aí, sim, estamos criando um grande problema para o desenvolvimento”.

Setores de calçado e têxtil, que tiveram suas taxas reduzidas de 18% para 12%, também foram citados. O pão francês e o macarrão terão suas taxas baixadas de 7% para 0%. Para o governador, não há perda de arrecadação, pois a receita do Estado vem crescendo e a carga tributária, reduzida.

A missão se encerra em Fort Lauderdale, na Flórida. Nesta sexta-feira, Alckmin visitará a sede da Embraer na cidade, e depois participa do encerramento do fórum State to State, Business to Culture, Focus ’05. Geraldo Alckmin se encontrará com Jeb Bush, governador da Flórida.

No sábado (12/3), último dia da missão aos EUA, o governador participa da inauguração do São Paulo Business Center, um espaço de negócios para produtos paulistas dentro da área alfandegária especial Miami Free Zone. Alckmin embarca de volta ao Brasil na noite de sábado.

Fernanda Canto