Alckmin apresenta conjunto de medidas no encontro com lideranças de entidades policiais

Entre as propostas estão reajuste de 7% a partir de abril do próximo ano e benefícios nas áreas de habitação e saúde

ter, 07/08/2001 - 21h55 | Do Portal do Governo

Em encontro mantido com uma comissão representativa das entidades policiais, o governador Geraldo Alckmin apresentou um conjunto de 12 medidas para atender as reivindicações apresentadas pelas lideranças da categoria. “Demos mais um passo, principalmente no sentido dos benefícios indiretos”, destacou o governador.

Na área da saúde, o Governo está oferecendo uma cesta de medicamentos com 41 tipos de remédios para atender os policiais, a conclusão das obras do Hospital Militar, com investimentos de R$ 15,5 milhões, com áreas novas de fisioterapia, psiquiatria, pronto-socorro.

Na área da moradia, a CDHU vai disponibilizar R$ 150 milhões para a construção de unidades habitacionais ou carta de crédito com juros bem abaixo do Sistema Financeiro da Habitação. Alckmin afirmou que a Nossa Caixa também vai abrir quatro programas habitacionais para que “os policiais possam sair do aluguel e também financiamento pessoal para quem quiser equacionar suas dívidas, com juros mais baixos’.

Além disso, na questão da carreira, será criado um grupo de trabalho para analisar alguns estrangulamentos na carreira. Na questão dos policiais portadores de deficiência, haverá também um grupo de trabalho para fazer um levantamento do número exato de portadores e o tipo de deficiência para se viabilizar um apoio maior.

O governo propôs – além do aumento já concedido à categoria desde 1º de agosto – um reajuste de 7% a partir de abril do próximo ano, com todos os benefícios extensivos aos aposentados e pensionistas. Esse reajuste vai incindir sobre o salário aumentado este ano.

“Os índices variam de 14% a 41%, com um reajuste médio de 18,5%”, disse Alckmin, ao afirmar que o encontro foi muito proveitoso com as lideranças, que solicitaram um prazo para explicar às bases o conjunto de medidas apresentadas. Um novo encontro será agendado. “Estamos vivendo um momento em que infelizmente a arrecadação teve uma queda do ICMS agora em agosto, e ao mesmo tempo temos o limite Lei de Responsabilidade Fiscal, que este ano é de 50,7% da receita corrente líquida e no ano que vem será de 49%”, afirmou o governador. “Mas fizemos o máximo para atender a categoria dos policiais”, concluiu.

Participaram do encontro, os secretários Marco Vinicio Petrelluzzi, da Segurança Pública, Antonio Angarita, de Governo e Gestão, Fernando Dall´Acqua, da Fazenda, Oswaldo Martins, da Comunicação, Rui César Mello, comandante geral da PM, e Marco Antonio Desgualdo, delegado geral da Polícia Civil.

Leia também:
Conjunto das 12 medidas que o governo adotará em benefício das polícias Civil, Militar e Científica