Alckmin anuncia R$ 3 milhões para incentivo ao teatro e homenageia Gianfrancesco Guarnieri

Evento foi realizado nesta terça-feira, dia 9, na sede da Secretaria da Cultura

ter, 09/08/2005 - 13h38 | Do Portal do Governo


No palco, o cineasta e ator Gianfrancesco Guarnieri mais uma vez roubou a cena, após ser homenageado com a Medalha de Mérito Ordem do Ipiranga, pelos mais de 50 anos dedicados à arte e à cultura brasileira. Retribuindo o carinho da classe teatral e das autoridades presentes ao evento desta terça-feira, dia 9, o ator assegurou que, apesar das dificuldades em fazer arte no Brasil, ‘o grito jamais ficará parado no ar’ – referindo-se a um dos seus consagrados textos teatrais: “Um grito parado no ar”.

Ao lado de Guarnieri, no palco, o governador Geraldo Alckmin, se mostrou sensível à necessidade de apoiar a classe artística e anunciou a liberação de R$ 3 milhões para ampliação das produções teatrais, formação de público, inclusão cultural e interiorização da cultura em todo o Estado, por meio do Programa de Fomento às Artes Cênicas. “Um grito nunca fica parado no ar. Ele vem somar com muitos outros que, igualmente, lutam pela democracia e pela justiça social”, observou o governador, ao lembrar da luta de Guarnieri pelo fim da ditadura militar.

O secretário da Cultura, João Batista de Andrade, destacou que o programa lançado irá beneficiar a classe artística de todo o Estado de São Paulo, especialmente aquelas que não estão ligadas às grandes produções. “É necessário ouvir as expressões culturais que nascem na sociedade”, apontou. Ele informou ainda que o programa poderá subsidiar peças teatrais, para garantir a vendagem dos ingressos a preços reduzidos. “O Estado tem de assumir um papel decisivo para incentivar a explosão cultural”, disse.

Guarnieri agradeceu a homenagem e elogiou o apoio que está sendo dado à produção artística. “É preciso fazer o máximo possível para dar longa vida às artes. Hoje é um dia de festa para nós todos que trabalhamos nessa área”, ressaltou.

Nascido em Milão (Itália), em 1934, Gianfrancesco Guarnieri veio para o Brasil com apenas três anos, quando sua família fugia da perseguição do nazi-facismo. Autor de peças memoráveis como ‘Eles não usam black-tie’, Guarnieri continua trabalhando com a mesma sensibilidade que lhe fez famoso, “sempre vencendo as dificuldades”, como o próprio ator salientou. “Guarnieri mudou o teatro brasileiro. Com ele, pela primeira vez no Brasil a classe operária subiu ao palco como protagonista. Esta é uma homenagem mais do que justa”, finalizou Alckmin.

Rogério Vaquero