Alckmin anuncia novos secretários do Emprego e de Economia e Planejamento

Fernando Leça assumirá o lugar de Walter Barelli e Jacques Marcovitch o de André Franco Montoro Filho

ter, 22/01/2002 - 15h31 | Do Portal do Governo

Fernando Leça será o novo secretário do Emprego e Relações do Trabalho e Jacques Marcovitch, de Economia e Planejamento. O anúncio foi feito pelo governador Geraldo Alckmin durante cerimônia de posse de quatro novos secretários (Governo e Gestão Estratégica, Segurança Pública, Meio Ambiente e Casa Civil), nesta terça-feira, dia 22, no Palácio dos Bandeirantes.

O novo secretário do Emprego será empossado em alguns dias, após deixar a superintendência do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas de São Paulo (Sebrae-SP). Fernando Leça garantiu que as iniciativas em curso na Secretaria visando a geração de emprego e renda serão mantidas. Ele elogiou os programas implantados por Walter Barelli, que deixa a pasta para concorrer a uma vaga na Câmara Federal. Especialmente, o Banco do Povo e as Frentes de Trabalho. ‘O Banco do Povo é uma importante ferramenta na geração de emprego, renda e no surgimento de novos negócios no Estado. Já as Frentes de Trabalho devolvem a dignidade ao cidadão’, afirmou. De acordo com Leça, esses programas serão mantidos e ampliados

Graduado em Direito, Leça foi Secretário de Educação, Cultura e Esportes de São Bernardo do Campo, na região do Grande ABC; deputado estadual por duas legislaturas; delegado do Ministério da Fazenda em São Paulo e vice-presidente do Banco Nossa Caixa. Foi membro do Conselho Diretor do Instituto de Estudos Avançados da Universidade de São Paulo (IEA-USP); vice-presidente da Associação Brasileira das Empresas de Crédito Imobiliário e Poupança (Abecip); e membro do Conselho de Curadores da Fundação Padre Anchieta (Rádio e TV Cultura).

Antes de assumir a superintendência do Sebrae-SP, onde exerce atualmente seu segundo mandato, Fernando Leça foi secretário-chefe da Casa Civil, em 1998, durante a gestão de Mário Covas. Integra ainda o Conselho Superior da Fundação de Amparo à Pesquisa do Estado de São Paulo (Fapesp) e o Conselho de Administração da Banco Nossa Caixa S.A., além de ser presidente da Associação Brasileira de Sebraes Estaduais (Abase) e membro do Conselho Deliberativo Nacional do Sebrae (CDN).

Ex-reitor da USP deve assumir assim que chegar de Genebra

Ex-reitor da Universidade de São Paulo, Jacques Marcovitch deve assumir o lugar de André Franco Montoro Filho em poucos dias, assim que retornar de sua viagem a Genebra.

Marcovitch exerceu, entre 1994 e 1997, as funções de pró-reitor de cultura e extensão universitária da USP. Além da carreira de docência ocupou, entre 1983 e 1986, o cargo de diretor da Faculdade de Economia, Administração e Contabilidade. Foi diretor do Instituto de Estudos Avançados – IEA (1988 e 1993); presidente das empresas de energia do Estado de São Paulo (1986-87); e coordenador da área de Assuntos Internacionais do IEA (1988-97). Coordenou, entre 1987 e 1995, o Núcleo de Política e Gestão Tecnológica da USP. Foi membro do Conselho Superior do International Institute for Labour Studies da OIT (1990-96) e presidente da Asociación Latinoamericana de Gestión Tecnológica-ALTEC (1989-91).

Marcovitch integra o Conselho Superior de Orientação Política e Social do Instituto Roberto Simonsen, entidade ligada à Fiesp. E é membro da Sociedade Brasileira para o Progresso da Ciência (SBPC), Strategic Management Society (SMS) e World Future Society (WFS).

Cíntia Cury

Leia também

  • Empossados os novos secretários estaduais em cerimônia no Palácio dos Bandeirantes