Alckmin anuncia mais seis secretários para o próximo mandato

Com o anúncio, está completa a equipe que assumirá o secretariado em janeiro de 2003

seg, 30/12/2002 - 13h56 | Do Portal do Governo


Os seis secretários que faltavam para completar a equipe do governador Geraldo Alckmin no novo mandato, em 2003, foram anunciados nesta segunda-feira, dia 30. Alckmin indicou o esportista Lars Grael para a Secretaria da Juventude, Esporte e Lazer; a professora Maria Helena Guimarães de Castro para a pasta da Assistência e Desenvolvimento Social; a administradora Claudia Costin para a Cultura; o economista Barjas Negri para a Secretaria da Habitação; o jornalista João Melão Neto para a Secretaria da Comunicação; e o atual secretário da Habitação, Francisco Prado, para a Secretaria do Emprego e Relações do Trabalho.

O novo secretariado foi definido pelo governador como talentoso e de espírito público. Alckmin elogiou e agradeceu o apoio dos secretários Nelson Proença, Luciana Temer, Marcos Mendonça, Fernando Leça e Luiz Salgado que participam do atual governo e avaliou o desafio para os próximos quatro anos. ‘Estamos formando um novo time, com pessoas certas para cada posição. Vamos suar a camisa para trabalhar por São Paulo’, disse.

Entre as futuras prioridades, Alckmin destacou a ampliação da interface entre as Secretarias e a continuidade do ajuste fiscal. ‘Faremos um grande esforço para aumentar a eficiência na aplicação do dinheiro público’, observou. Ele lembrou que no Estado de São Paulo o equilíbrio orçamentário foi obtido sem aumento de impostos, mas com corte de gastos. ‘Com o ajuste fiscal, foi realizada uma obra gigante. Agora vamos fazer o ajuste fino, que é um trabalho interminável.’

Sangue novo

Lars Grael se mostrou motivado para o trabalho que desenvolverá com os jovens. Atualmente, ele é o secretário Nacional de Esporte do governo Fernando Henrique Cardoso. ‘É um desafio importante. A idéia é definir uma política estadual para o esporte, atuando em conjunto com outras pastas, como Educação, Saúde e Cultura. Temos de mostrar que o esporte é um importante elemento de inclusão social’, afirmou.

Claudia Costin também disse estar bastante entusiasmada. ‘A área da Cultura é importante para a questão do combate à pobreza. Em muitos casos, o jovem procura a criminalidade porque gostaria de se destacar em alguma área, ser reconhecido’, analisou, acrescentando que a cultura proporciona a ampliação de oportunidades aos jovens. Ela informou que outro objetivo será organizar a política cultural por faixa etária. ‘Ter, inclusive, uma política cultural para a terceira idade’, disse. Outra prioridade será transformar São Paulo em um Estado de leitores. ‘A Secretaria da Cultura tem o papel de promover a leitura.’

Eleita ‘Educadora do Ano’ pela Academia Brasileira de Educação, a atual secretária executiva do Ministério da Educação, Maria Helena Guimarães, informou que o primeiro compromisso será a avaliação dos programas que estão fragmentados em outras Secretarias. ‘Vamos integrá-los, tornando-os mais efetivos para atender àqueles que estão excluídos das políticas públicas na área social’, adiantou.

Barjas Negri disse que espera colocar sua experiência de mais de 20 anos no setor público à disposição de São Paulo. Ele ressaltou que a área habitacional é importante porque melhora a qualidade de vida das pessoas e é um potencial fator de geração de emprego e renda. ‘ Vamos aplicar bem os recursos disponíveis, fazendo o máximo possível para aumentar os empregos no Estado’, confirmou.

O secretário Francisco Prado divulgou que dará continuidade aos programas desenvolvidos na área de Emprego e Relações no Trabalho. ‘Vamos investir na requalificação profissional para enfrentar o problema do desemprego e dar ênfase para o crescimento das micro e pequenas empresas’, relatou.

Na área da Comunicação, João Melão Neto afirmou estar animado para a nova responsabilidade. ‘Aceitei de pronto o convite do governador. Esta Secretaria tem dois aspectos importantes, pois dissemina ao máximo as realizações do Governo e mune o governador de informações sobre o que está ocorrendo na sociedade’, observou.

Para cumprir todos os objetivos, Alckmin afirmou que a equipe precisa sonhar alto para buscar transformações e, ao mesmo tempo, ter os pés no chão para realizar gastos. ‘Por isso, é necessário que sejam criativos e façam uma boa administração dos recursos’, concluiu.

Rogério Vaquero / Valéria Cintra / Gláucia Basile


  • Confira a lista completa dos Secretários de Estado