Alckmin anuncia mais 8 Farmácias Dose Certa até o fim do ano

Programa já entregou 25 milhões de unidades de remédios nas 11 farmácias já existentes

qui, 03/11/2005 - 15h15 | Do Portal do Governo


A população que utiliza a rede do Sistema Único de Saúde (SUS) ganhou mais uma Farmácia Dose Certa. Nesta quinta-feira, dia 3, o governador Geraldo Alckmin inaugurou a unidade do Terminal São Mateus da EMTU (Empresa Metropolitana de Transportes Urbanos). Esta é a 12ª farmácia do programa que facilita o acesso das pessoas aos medicamentos receitados na rede de atendimento do SUS.

A unidade do Terminal São Mateus tem 40 metros quadrados de área e foi cedida pela EMTU. O local escolhido permite atender simultâneamente, tanto o público interno – que já pagou bilhete – como o público externo. Pelo terminal São Mateus circulam cerca de 60 mil passageiros por dia.

Mais 8 unidades até o fim deste ano

De acordo com o governador, em dois meses, o programa atingirá um total de 20 unidades. “Até o fim do ano, vamos entregar mais oito Farmácias Dose Certa. Quatro serão instaladas em estações da CPTM (Companhia Paulista de Trens Metropolitanos): Santo Amaro, Guaianazes, Perus e Piqueri. E outras quatro ficarão nos hospitais de Itaim Paulista, Sapopemba, Pedreira e Mandaqui”, anunciou.

Alckmin destacou ainda que o programa já distribuiu 25 milhões de unidades de medicamentos nas 11 farmácias já instaladas, desde o início do atendimento da primeira farmácia, em setembro do ano passado. Dessas, 10 estão instaladas em estações do metrô e uma no ambulatório da Santa Casa, no centro da Capital.

“Também distribuímos remédios pelas prefeituras”, lembrou o governador. Ele se referia ao Dose Certa – Programa Estadual de Assistência Farmacêutica Básica, criado em 1995, que fornece 41 tipos de medicamentos mais procurados pela população a todos os 645 municípios do Estado para distribuição gratuita à população. Os remédios são produzidos pela Fundação Para o Remédio Popular (Furp), que ganhará a segunda unidade no próximo ano, em Américo Brasiliense, região de Araraquara.

Serviço:

A Farmácia Dose Certa do Terminal São Mateus fica na Av. Adélia Chohfi, 100, Jardim Vera Cruz, e funciona de 2ª a 6ª-feira, das 8 às 17 horas.

Cíntia Cury