Alckmin anuncia diminuição de 29% em homicídios no Estado de São Paulo

Na Capital, a ocorrência de homicídios diminuiu 40,6%, entre os anos de 1999 e 2004. Na Região Metropolitana, o número caiu 39%

qui, 09/06/2005 - 13h47 | Do Portal do Governo


A diminuição do número de homicídios no Estado de São Paulo, que já havia sido anunciada há duas semanas por um estudo da Unesco, foi confirmada nesta quinta-feira, dia 9, por um levantamento da Fundação Seade. Em todo o Estado, a redução da ocorrência de homicídios foi de 29%, entre 1999 e 2004. Neste mesmo período, o número de homicídios diminuiu 39% na Região Metropolitana e 40,6% na Capital. Na Baixada Santista, a queda foi de 49,3%; na Região Administrativa de Campinas, chegou a 8,3%; e no Interior como um todo, de 2%.

A apresentação das comparações foi feita nesta quinta-feira, dia 9, pelo governador Geraldo Alckmin, no bairro Jardim Ângela, localizado na zona Sul de São Paulo. O bairro é considerado um exemplo positivo de como evitar a criminalidade. Em 1996, o Jardim Ângela foi considerado pela Unesco um dos lugares mais violentos do mundo. No primeiro semestre de 2001, o bairro chegou a registrar 120 homicídos. O número foi caindo para 89 homicídios, em 2002; 67, em 2003; e 65 mortes, em 2004. “Agora, nestes primeiros seis meses de 2005, aconteceram 26 homicídios”, comparou Alckmin.

A melhora verificada no Jardim Ângela é fruto de um trabalho conjunto entre as Polícias, a comunidade, as organizações sociais, a prefeitura e diversas Secretarias Estaduais. “Aqui é a prova de que unindo esforços para agir nas causas da violência é possível melhorar”, disse o governador. Segundo ele, foi instalada, no Jardim Ângela, uma Base Comunitária da Polícia Militar para aumentar a interação entre a população e a Polícia.

O Estado também trouxe para para a região um novo batalhão da PM; garantiu a presença da Força Tática e de motocicletas da Polícia, para o patrulhamento; criou a Ronda Escolar; e ampliou a divulgação do Disque Denúncia. “Mas não é só isso. Também foi necessário um grande trabalho social, como o Programa Escola da Família, a complementação de renda familiar e campanhas como a do desarmamento e inúmeras outras desenvolvidas por ONGs que atuam nesta região”, observou.

O secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho, lembrou que não são só os homicídios que estão diminuindo. Ele informou que o número de latrocínios, roubos e furtos também seguem a tendência de diminuição. “Mas não estamos satisfeitos e vamos melhorar. Neste ano, vamos investir R$ 140 milhões para aperfeiçoar a inteligência da Polícia. Outra meta é desativar todas as carceragens dos Distritos Policiais da Capital”, anunciou. Com relação aos seqüestros, o secretário destacou que também houve diminuição e que 790 seqüestradores já foram presos no Estado. “Ontem mesmo, em Santos, libertamos uma vítima, sem o pagamento do resgate, e prendemos a quadrilha”, disse.

Questionado pela imprensa se o trabalho na área da Segurança Pública, em São Paulo, poderia ser comparado às operações realizadas em Nova York, Alckmin declarou que os números no Estado de São Paulo são ainda mais impressionantes. “A diminuição nos índices de criminalidade foi maior em São Paulo do que em Nova York”, finalizou.

Clique aqui para baixar os gráficos que apresentam queda de homicídios no Estado.

Rogério Vaquero