Alckmin anuncia cronograma de concurso para professor

Inscrições podem ser feitas até o dia 26 de setembro

seg, 15/09/2003 - 17h04 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin anunciou na tarde desta segunda-feira, dia 15, no Palácio dos Bandeirantes, o cronograma oficial para professor de educação básica II (5ª a 8ª séries) do Ensino Fundamental e Ensino Médio. “Esse é o maior concurso da história da rede estadual de ensino, com vagas para 49 mil professores. Um fato recorde no Estado de São Paulo”, disse Alckmin.

Os candidatos devem se inscrever apenas nas agências do Banespa do Estado ou via internet pelo endereço www.sepe2.com.br, entre os dias 15 e 26 deste mês. O concurso, que será realizado nos dias 2 e 9 de novembro, será feito pelo Instituto de Seleção Pública (Intesp). “Contratamos o Intesp por Leilão Eletrônico, o menor custo da história da Secretaria da Educação”, informou Alckmin.

A prova será constituída por 80 questões objetivas e quatro dissertativas. Os candidatos deverão ter, obrigatoriamente, diploma de nível superior.

De acordo com o Departamento de Recursos Humanos da Secretaria da Educação, estima-se que o número de inscritos ultrapasse 250 mil. As vagas serão para as disciplinas de Biologia, Ciências Físicas e Biológicas, Educação Artística, Física, Geografia, História, Inglês, Matemática, Língua Portuguesa e Química. O salário inicial é de R$ 768,50 (24 horas semanais), R$ 960,00 (30 horas) e R$ 1.280,00 (40 horas semanais).

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, lembrou que o Governo do Estado foi o primeiro a regularizar a situação dos professores que não tinham diploma universitário, além de ser o primeiro da história a pagar mestrado para os seus educadores. “A intenção do Governo paulista é mostrar o valor de cada profissional”, disse.

Documentos para inscrição

O candidato deverá estar munido do RG para preencher a ficha de inscrição. O concurso admite inscrição em até duas disciplinas. Também será permitida a inscrição por procuração, com original e cópia autenticada. As solicitações podem ser enviadas via internet, desde que sejam seguidas à risca todas as orientações, com confirmação de envio de dados até 48 horas após a inscrição. Os pagamentos efetuados após a data de encerramento das inscrições não serão aceitos.

O candidato portador de deficiência deverá especificá-la na ficha de inscrição. No período determinado, deverá entregar a documentação pessoalmente ou por procuração, ou encaminhar via Sedex ao Intesp – Concurso da Secretaria de Estado da Educação do Estado de São Paulo – Rua Abílio Soares, 461 – Paraíso – SP – CEP 04005-001, ou ao Departamento de Recursos Humanos/SE (Centro de Seleção e Movimentação de Pessoal), Largo do Arouche, 302, 12º andar, Vila Buarque – São Paulo – SP – CEP 01219-010, com o Laudo Médico e a solicitação de prova especial Braile ou Ampliada.

Macedo Júnior