Alckmin anuncia conjunto de obras de saneamento básico no Vale do Paraíba

Região passará a ter municípios com índices de tratamento de esgoto de primeiro mundo

sex, 24/06/2005 - 14h14 | Do Portal do Governo


O rio Paraíba do Sul, que abastece a região do Vale do Paraíba e corta os Estados de Minas e Rio deixará de receber esgoto poluído dentro do território paulista. O governador Geraldo Alckmin deu início nesta sexta-feira, dia 24, em São José dos Campos, a um conjunto de obras de saneamento básico, que contará com investimento de R$ 142,2 milhões, executados pela Sabesp. Os trabalhos irão garantir um salto de 28% para 85% no tratamento de esgoto para os municípios atendidos pela Sabesp no Vale do Paraíba.

Alckmin destacou a importância desta obra para todo o Brasil, pois o Rio Paraíba do Sul atravessa a região econômica mais desenvolvida do país e abastece 85% dos habitantes do Rio de Janeiro.

“Água é vida. Por isso todos os estados têm de fazer a sua parte. Com essas obras no Vale do Paraíba, 500 milhões de litros de esgotos deixarão de chegar, por dia, no Rio Paraíba do Sul”, ressaltou o governador. Os municípios de Taubaté e Tremembé sairão de zero para 100% de esgoto tratado. O mesmo acontecerá no município de Guararema, onde as obras terão início no próximo mês. São José dos Campos passará de 45% para 85% de esgoto tratado.

O governador lembrou que o empreendimento será todo concluído em 2008, porém, até o fim de 2006, deverão estar realizados 60% das obras. “E para o restante do trabalho haverá recursos em caixa garantidos”, assegurou.

O secretário de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento, Mauro Arce, destacou que o que está sendo cumprido é um compromisso estabelecido desde 1995 pelo Governo de São Paulo, de buscar 100% de saneamento básico no Estado. Segundo ele, 100% da água distribuída pela Sabesp já é tratada e, com isso, a mortalidade infantil vem despencando no território paulista. “Em alguns municípios, a mortalidade infantil já está abaixo dos dois dígitos. Isso é índice de primeiro mundo”, disse o secretário, acrescentando que em 189 cidades atendidas pela Sabesp também já há 100% de esgoto coletado e tratado.

O prefeito de São José dos Campos, Eduardo Cury, elogiou a iniciativa, ressaltando que essas obras vão melhorar a saúde do povo do Vale do Paraíba. “Estamos resgatando a qualidade de vida da população”, enfatizou.

A obra em São José dos Campos contará com 38 quilômetros de coletores-tronco, 18,1 quilômetros de linha de recalque, 16 estações elevatórias de esgoto, 7,7 quilômetros de emissários, 35,9 quilômetros de redes coletoras, além de 3.500 ligações residenciais, beneficiando 300 mil habitantes.

Ainda nesta sexta-feira, o governador fará o anúncio das obras de ampliação do sistema de esgoto sanitário de Campos do Jordão e inaugurará as obras de tratamento de esgoto de São Luís do Paraitinga.

Fatec e desenvolvimento econômico

O governador também autorizou, em São José dos Campos, a implantação de uma unidade da Fatec, que deverá ter início das aulas no primeiro semestre do ano que vem.

Alckmin participou da inauguração de uma incubadora de negócios implantada pela Prefeitura de São José dos Campos. Ele assinou ainda um protocolo de intenções para a implantação de um parque tecnológico no município, visando estimular a vocação regional do Vale do Paraíba na área da Ciência e Tecnologia e, com isso, atrair mais investimentos e empregos.

O governador também entregou para o Corpo de Bombeiros da região as chaves de uma motocicleta, equipamentos de rádio, motor para barcos, desfibriladores e equipamentos de oxigênio.

Rogério Vaquero