Alckmin acompanha primeiro encontro de túneis nas obras de expansão da Linha 2 do Metrô até o Ipiran

Trecho terá três novas estações em funcionamento já no próximo ano.

seg, 18/07/2005 - 12h09 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin acompanhou, nesta segunda-feira, dia 18, o primeiro encontro de túneis nas escavações para a expansão da Linha 2 do Metrô até o Ipiranga. O trecho terá três novas estações em funcionamento (Chácara Klabin, Imigrantes e Ipiranga) já no próximo ano.

O encontro dos túneis escavados aconteceu no trecho compreendido entre a futura estação Imigrantes e o poço de serviço Domingos Ferreira. Houve o encontro entre um dos dois túneis paralelos (chamados singelos, com 6,5 metros de diâmetro), próximo à estação Imigrantes, e o túnel duplo (com diâmetro aproximado de 13,5 metros) que sai do poço Domingos Ferreira em direção à estação em construção.

O governador informou que atualmente a Linha 2 transporta diariamente 280 mil passageiros. ‘Com a sua expansão, quase 3,5 quilômetros, vamos atender aproximadamente 90 mil passageiros a mais por dia’, disse. Ele comentou que as estações Chácara Klabin e Imigrantes serão entregues em março de 2006 e a estação Ipiranga provavelmente em setembro. ‘Primeiro roda experimentalmente e após 60 dias comercialmente’.

Alckmin lembrou que a expansão da Linha 2 do Metrô está empregando 1.500 trabalhadores e o valor de aproximadamente R$ 900 milhões.
‘O Metrô é o caminho de uma cidade tão motorizada como São Paulo. Estamos dando mais um passo para o transporte coletivo, de alta capacidade, qualidade e não poluente’, ressaltou.

Além do governador Geraldo Alckmin, também participaram do evento, o secretário estadual dos Transportes Metropolitanos, Jurandir Fernandes, o presidente do Metrô, Luiz Carlos David, diretores e engenheiros responsáveis pelo empreendimento.

Metrô já realizou 75% das obras brutas
dos túneis até a estação Imigrantes

O Metrô já realizou, até o último dia 17, 75% dos túneis (obras brutas) da extensão da Linha 2 até a estação Imigrantes. Dos 2.299 metros previstos de túneis escavados, já foram executados 1.750 metros no trecho entre o poço Carlos Petit (no final do estacionamento subterrâneo de trens da estação Ana Rosa) e a estação Imigrantes, passando pela Chácara Klabin. O trecho de 2,9 quilômetros, com as estações Chácara Klabin e Imigrantes, está previsto para iniciar operação comercial no final de março do próximo ano.

No estágio atual das obras, o túnel é escavado, sob o lençol freático já com trabalhos de drenagem, e recebe revestimentos de concreto projetado. O solo argiloso encontrado na região, quando tratado, possui boa capacidade de auto-sutentação favorecendo as escavações – que apresentam avanço médio diário de 10 metros (somando-se todas as frentes de trabalho).

As escavações da extensão da Linha 2 foram iniciadas pelo governador Alckmin, em 31 de março de 2004, a partir do poço de serviço Carlos Petit, a primeira frente de trabalho.

Obras empregam 1.500 pessoas

As obras da expansão da Linha 2 do Metrô empregam cerca de 1.500 operários. No momento, o Metrô trabalha em dez frentes de escavações: duas a partir do poço Carlos Petit, na direção da estação Chácara Klabin; duas entre o poço Sepaco e a estação Imigrantes; outras duas em sentido contrário, da estação Imigrantes para o poço Sepaco; duas da estação Imigrantes em direção ao poço Domingos Ferreira; uma desse poço no sentido da estação Imigrantes; e ainda uma do poço Domingos Ferreira em direção à estação Ipiranga.

Além das dez frentes de escavação já existentes, outras oito serão abertas ainda neste mês: quatro (duas em cada sentido) a partir do poço de serviço Borghese (na rua Vergueiro, altura do n° 3.700) e outras quatro com origem no túnel de emboque Aster (na rua Barros Cruz, 104).

As escavações do Metrô já totalizam mais de 61% do total das obras da extensão da Linha 2 se for considerado o trecho final de 502 metros entre o poço Domingos Ferreira até a estação Ipiranga. Esta estação – que tem inauguração prevista para setembro de 2006 – terá sua construção iniciada na próxima semana, com a instalação do canteiro de obras na confluência da avenida Dr. Gentil de Moura com a rua Visconde Pirajá, após a demolição de 14 imóveis desapropriados na área e terraplanagem do local.

A Linha 2-Verde do Metrô opera atualmente entre as estações Vila Madalena e Ana Rosa, com 7 quilômetros, passando em subterrâneo por toda a extensão da avenida Paulista. Com a expansão até a estação Ipiranga, a linha passará a ter 10,4 quilômetros e um incremento previsto de 90 mil usuários em sua demanda diária, ampliando de 280 mil para 370 mil o número de pessoas transportadas diariamente.

Macedo Júnior