Alckmin acompanha Fernando Henrique em viagem a Portugal

Além da participar da VI Cumeira entre os dois países, governador mantém encontro com empresários portugueses

sex, 08/11/2002 - 17h35 | Do Portal do Governo

O governador Geraldo Alckmin, integrado à comitiva do presidente Fernando Henrique Cardoso, participa, em Portugal, da VI Cimeira (Cúpula) entre o Brasil e Portugal, a ser realizada nesta segunda-feira, dia 11, em Sintra. Na agenda do governador consta ainda um encontro, na terça-feira, com empresários da Associação das Indústrias de Portugal que tem interesses em São Paulo.

‘Os portugueses têm sido investidores muito importantes no Estado, nos setores de telefonia, eletricidade, bancos, indústria alimentícia, entre outros, daí a importância dessa reunião’, disse Alckmin. ao destacar que Portugal redescobriu o Brasil e se fortaleceu muito economicamente depois da União Européia.

O governador participa também, no dia 12, da abertura da Sessão Extraordinária do Comitê de Concertação Permanente da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa e da solenidade em homenagem ao presidente Fernando Henrique Cardoso, que receberá o prêmio ‘Personalidade do Ano 2002’, outorgado pela Câmara de Comércio e Indústria Luso-Brasileira, e o título de Presidente Honorário da Associação das Indústrias de Portugal.

A VI Cimeira abordará temas como intercâmbio econômico entre os dois países, além das relações do Brasil e do Mercosul com a União Européia. A conjuntura econômica internacional, os processos regionais de integração e as perspectivas brasileiras e portuguesas serão outros aspectos a serem debatidos na reunião.

O Brasil tornou-se, nos últimos anos, o destino preferencial dos investimentos portugueses do exterior. Em 2002, o total desses investimentos aproximava-se dos US$ 10 bilhões. Até 1995, o estoque não ultrapassava U$ 100 milhões. No ano passado, Portugal se posicionou em 5º lugar entre os maiores investidores externos no País, ultrapassado apenas pela Espanha, Estados Unidos, Holanda e França.

Em São Paulo, de 1995 a julho de 2002, foram anunciados investimentos portugueses de US$ 5,9 bilhões. Atualmente, Portugal ocupa a 4ª posição entre os países que mais investem no Estado.