Alckmin acompanha embarque de 4.540 veículos exportados pelo Porto de São Sebastião

Maior operação já realizada no porto oficializa a inauguração de dois dolphins de atracação

ter, 09/11/2004 - 15h46 | Do Portal do Governo


Nesta terça-feira, dia 9, o governador Geraldo Alckmin acompanhou o embarque, no Porto Dersa São Sebastião, de 4.540 veículos da General Motors (GM), que serão exportados para o México. A maior operação já realizada pelo Porto de São Sebastião oficializa a inauguração de dois dolfins, estruturas que permitem a atracação de embarcações de grande porte, que ultrapassam o tamanho do cais.

O Governo paulista investiu R$ 2,3 milhões na implantação dos novos pontos de amarração, permitindo a atracação de navios com capacidade para transportar até 4,9 mil veículos. Antes disso, a capacidade era de 2,5 mil carros por embarcação. Incluindo a recuperação do pátio de cargas e dos acessos entregues no primeiro semestre, o investimento total do Estado foi de R$ 7 milhões.

Sobre a operação de embarque e entrega dos novos dolfins, Alckmin disse que a ampliação do porto de São Sebastião está inserida na agenda positiva do Estado. ‘O Estado de São Paulo tem grande vocação como plataforma exportadora. Essas exportações de hoje vão ajudar o mercado interno e é sinônimo de emprego para o País, traz divisas internacionais, melhora a balança comercial, gera superávit e ajuda a diminuir a fragilidade. Esta é nossa agenda positiva’.

Os automóveis de modelos Astra, Corsa, Meriva e Montana, que seguem rumo ao Porto de Altamira, no México, foram fabricados nos complexos industriais da montadora em São José dos Campos, no Vale do Paraíba, e São Caetano do Sul, na Grande São Paulo, e estão sendo transportados para o Porto há duas semanas.

Em abril, a Dersa fechou um contrato com a Volkswagen de uma linha regular de exportação de cerca de 2 mil carros por mês para a Argentina. A operação marcou a retomada da exportação de veículos pelo Porto de São Sebastião e desencadeou um processo de novos contratos.

Atualmente, também são exportados por São Sebastião carregamentos mensais de mil cabeças de gado, com destino aos países do Mercosul, além de granéis.

Leia mais

  • Corredores de Exportação
  • Ampliação do Porto

    Cíntia Cury / Valéria Cintra / Roberto Kamide