Alckmin abre o V Congresso Brasileiro de Câncer Bucal

Cerca de 11 mil novos casos são constatados anualmente no Brasil

qui, 04/11/2004 - 13h58 | Do Portal do Governo


Discutir o uso de novas tecnologias que ajudem no diagnóstico precoce do câncer bucal é um dos temas que será discutido, de hoje (04) até sábado (06), no V Congresso Brasileiro de Câncer Bucal, que está sendo realizado na Associação Paulista de Cirurgiões Dentistas (APCD), em Santana, na Zona Norte da Capital. Segundo dados do Ministério da Saúde, cerca de 11 mil novos casos são constatados anualmente no Brasil e três mil pessoas morrem por ano deste mal. O evento foi aberto pelo governador Geraldo Alckmin, que ressaltou a necessidade de se agir nas causas da doença.

De acordo com dados da APCD, cerca de 75% dos casos de câncer de boca são diagnosticados numa fase muito avançada do tumor. Por isso, ressaltou Alckmin, é importante a pessoa ficar atenta à alguma alteração em sua boca, como o surgimento de uma ferida, uma úlcera na língua, no palato, na gengiva, que persistam por mais de três semanas.

“Na maioria dos casos, o câncer bucal é perfeitamente curável, o problema é que o diagnóstico é feito tardiamente e, daí, a doença passa a ser fatal em muitos casos”, assinalou.

Um dos fatores que contribuem para o surgimento do câncer de boca são: vício do cigarro, consumo de bebida alcoólica, excesso de sol nos lábios, prótese mal colocada e má alimentação.

A realização deste evento, ressaltou o presidente do Congresso e diretor do Departamento de Cabeça e Pescoço do Hospital do Câncer, Luiz Paulo Kowalski, é ajudar na qualificação dos profissionais e alertar a população. “Esperamos que o debate de idéias e a difusão de conhecimento nos ajude a estancar os índices avançados de câncer de boca que chegam nos consultórios”, afirmou.

O Congresso multidisciplinar pretende reunir até sábado, dia 6, cerca de 1.100 participantes de vários Estados brasileiros e de nove países sul-americanos.

Valéria Cintra