Alckmin abre Fórum Econômico Brasil-Polônia na Fiesp

nd

seg, 08/04/2002 - 16h27 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou, há pouco, da abertura do Fórum Econômico Brasil-Polônia juntamente com o presidente da Polônia, Aleksander Kwasniewski. O Fórum foi instalado na sede da Federação das Indústrias do Estado de São Paulo (Fiesp), na Capital, para debater e fomentar o comércio bilateral entre os dois países

O presidente da Fiesp, Horácio Lafer Piva, destacou que o grau de abertura de um país se dá pela soma da exportação e importação sobre seu Produto Interno Bruto (PIB). Piva afirmou que tanto o Brasil quanto a Polônia podem mergulhar mais fundo no comércio mundial, ampliando suas vendas para outros países, multiplicando suas conexões e parceiras.

O governador destacou que o Estado de São Paulo e a Polônia possuem muitas semelhanças. Seus territórios possuem quase as mesmas dimensões e o número de habitantes é praticamente o mesmo. Ambos partiram de uma base agrícola e consolidaram um importante parque industrial.

Ele afirmou ainda que São Paulo possui uma enorme atratividade e que desde 1995 recebeu investimentos privados da ordem de US$ 112 bilhões. ‘Essas condições não dependeram apenas do esforço da gente paulista, dependeu e muito da cooperação internacional, da oportunidade de negócios, das parceiras comerciais, como a que mantemos com a Polônia. E, em benefício dos dois países, esse Fórum saberá intensificar’, completou o governador.

Durante seu discurso Alckmin elogiou o esforço do povo polonês que, dividido por fronteiras arbitrárias, conseguiu manter sua identidade ao longo dos séculos, para finalmente reconstitur sua pátria. E lembrou os enormes sacríficios pelos quais a Polônia passou durante os dois conflitos mundiais.

Gláucia Basile / Carlos A. Prado