Alckmin abre exposição das Relíquias de Buda Shakyamuni

O evento prossegue até dia 24

qui, 19/06/2003 - 13h28 | Do Portal do Governo


O governador Geraldo Alckmin participou na manhã desta quinta-feira, dia 19, da cerimônia de abertura da exibição das Relíquias de Buda Shakyamuni, no Sesc Pompéia. As relíquias são 12 fragmentos dos ossos calcinados do próprio Buda e têm sido vistas em dezenas de países.

‘Um profundo significado para São Paulo receber as Relíquias do Buda Shakyamuni. Pelo que ele representa nos seus princípios, nos seus valores de felicidade, amor, compaixão e paz. É que isso que o mundo precisa. E é uma oportunidade para São Paulo e para o Brasil todo conhecer as Relíquias de Buda, além da cultura oriental’, disse Alckmin.

Sua presença no Brasil deve-se ao pedido de uma centena de templos e centros budistas das tradições chinesa, coreana, indochinesa e tibetana no Brasil. Procedente da Malásia, a exposição seguirá para o Chile, Áustria e Tanzânia. Depois, as relíquias ficarão guardas na sede da ONU, em Nova York.

A organização do evento é de responsabilidade da ‘Lama Gangchen World Peace Foundation, uma organização não-governamental filiada à ONU. É representada no Brasil pelo Centro Dharma da Paz, sediado em São Paulo e fundado em 1988 pelo Lama Gangchen Rinpoche.

O evento prossegue até dia 24, com palestras, oficinas de histórias e meditações. Uma lojinha coloca à venda livros, pinturas e artigos budistas.

Religião fundada na Índia, no século VI a.C.(há cerva de 2.500 anos), por Buda Sakyamuni, tem aproximadamente 360 milhões de seguidores. Introduzido no Brasil pelos imigrantes japoneses, só a partir de 1951 chegaram por aqui os primeiros missionários e, assim, fundadas as primeiras organizações, a maioria em São Paulo. Calcula-se que existam cerca de 240 mil budistas no Brasil.

Takao Myiagui / Macedo Junior