Alckmin abre Espaço Educacional Profissionalizante da Febem no Brás

Jovens em regime de semiliberdade terão cursos profissionalizantes, além de ensino fundamental e médio

qui, 15/01/2004 - 15h15 | Do Portal do Governo


Dando prosseguimento à política educacional implantada pelo Governo do Estado na Fundação Estadual do Bem-Estar do Menor de São Paulo (Febem-SP), o governador Geraldo Alckmin inaugurou nesta quinta-feira, dia 15, a primeira unidade de atendimento diferenciado aos jovens infratores que cumprem regime de semiliberdade. O Espaço Educacional Profissionalizante da Febem foi instalado no antigo presídio do Hipódromo, no bairro do Brás. As obras de reforma, ampliação e adequação do prédio exigiram investimentos de R$ 1,3 milhão do Governo paulista.

Construído numa área de 2,3 mil metros quadrados, o novo prédio tem área administrativa, auditório, recepção, guarda-volumes, sala de segurança, enfermaria, sanitários, sala de informática, gráfica-escola, vestiários, refeitórios, duas cozinhas para oficina de panificação, duas para oficina de gastronomia, capela, cozinha, sala de atendimento, oficina de salão de beleza e depósito. O local ainda conta com 11 salas de aula para aceleração escolar, ensino fundamental e pré-profissionalizante. Entre as diversas atividades a serem desenvolvidas estão o Projeto Guri, cursos de informática, panificação, gastronomia, pintura e gráfica-escola. O espaço ainda vai acolher nos fins de semana e durante a noite adolescentes carentes da região.

Inicialmente serão atendidos 200 adolescentes, capacidade que deve dobrar até o final do ano. Nesse sistema, ao contrário do que acontece nas demais unidades, o adolescente permanece no local durante o dia, por oito horas, de segunda a sexta-feira, e retorna para casa à noite.

“Hoje a palavra mais importante é responsabilidade. Responsabilidade do governo, das organizações, dos adolescentes, das famílias, do Poder Judiciário e do Ministério Público para que os jovens tenham oportunidade e cresçam na vida”, disse Alckmin. Ele também destacou o esforço da comunidade do bairro. “Os moradores da região não foram preconceituosos e entenderam que aqui agora é uma escola e vai ajudar os nossos jovens”.

O Espaço Educacional Profissionalizante será administrado pela organização não-governamental Mamãe. A presidente da Ong, Rosa Maria Marinho Acerba, informou que os trabalhos serão realizados por 70 profissionais, entre coordenadores, psicólogos, educadores, assistentes sociais e nutricionistas. Ela considera o projeto muito importante e espera que seja estendido para outras unidades.

Sobre a importância de parcerias entre governo e empresas privadas, o governador lembrou que, em 2003, 593 ex-internos saíram da Febem com carteira assinada. “No ano passado, por exemplo, dois ex-internos da Fundação receberam o título de funcionário do mês. Vamos trabalhar juntos para dar ensino profissionalizante para os adolescentes”, ressaltou.

O governador informou que, ainda neste mês, serão entregues mais três unidades da Febem na Capital, sendo duas na Raposo Tavares e uma na Vila Maria; no Interior, até março, serão inauguradas as unidades de Ribeirão Preto e São José dos Campos; e mais duas unidades nesse novo modelo serão instaladas na Capital.

O secretário da Educação, Gabriel Chalita, e o presidente da Febem, Paulo Sérgio de Oliveira e Costa, também participaram do evento.

Macedo Júnior/Lilian Santos