Alckmin abre Encontro Estadual de Delegadas de Defesa da Mulher

Delegacias da Mulher prestaram 300 mil atendimentos no último ano

ter, 26/10/2004 - 15h13 | Do Portal do Governo


Trocar experiências sobre a condução das queixas que são levadas em cada uma das 125 Delegacias em Defesa da Mulher (DDM) instaladas no Estado. Com este objetivo está sendo realizado na Capital o 2º Encontro Estadual das Delegadas das DDM. O evento foi aberto nesta terça-feira, dia 26, pelo governador Geraldo Alckmin, na Academia da Polícia Civil (Acadepol), na Cidade Universitária. Serão encaminhadas ao governador sugestões para melhorar ainda mais o trabalho das delegadas. No ano passado, as 125 DDM fizeram 300 mil atendimentos.

O combate à violência contra a mulher foi o que originou a criação das DDM, no Governo Montoro. As delegadas convivem com vários tipos de drama familiar, que vão desde calúnia, agressão corporal, ameaças, culminando com o homicídio. Antes da mudança da lei, a pena ao agressor era a prisão. Agora, ele paga uma cesta básica, que é doada a uma entidade assistencial. Diante deste quadro, a sensação de impotência e impunidade entre as delegadas é muito grande, revelou o secretário da Segurança Pública, Saulo de Castro Abreu Filho. A elas cabe o papel de tentar equacionar a relação familiar para reduzir estes problemas.

A falta de educação e a certeza de impunidade são dois fatores, na opinião do governador, que caracterizam a violência contra a mulher. Ele comentou que vai verificar, junto com a Secretaria da Justiça e Defesa da Cidadania, porque o presidente da República vetou o projeto que permitia que a mulher (que tivesse sofrido agressão de seu companheiro) pudesse se proteger, deixando seu lar, sem perder a guarda dos filhos e a partilha dos bens. “Este projeto permitia você dar uma tranqüilidade para a mulher e resguardar os seus direitos. Nós vamos fazer um estudo aprofundado com a Secretaria da Justiça para saber as razões do veto. Me parece um projeto muito discutido no Congresso e merecia ter sido promulgado”, comentou.

Entre as ações do Governo em favor da mulher vítima de violência, Alckmin citou o projeto “Bem Me Quer” do Hospital Pérola Byngton, que já prestou 15 mil atendimentos médico e jurídico completos. Alckmin comentou que quer expandir a área de abrangência do hospital, que atualmente atende a Região Metropolitana de São Paulo.

“Elas trouxeram boas propostas, como plantão jurídico, e nós vamos expandir o atendimento, por meio de convênio com a OAB”, disse o governador, observando que a informatização entre as delegacias ficará mais ampla, permitindo um melhor intercâmbio no trabalho. Alckmin disse que o tratamento com acupuntura será oferecido à categoria policial que lida com mais situações de estresse. O governador até passou algumas dicas para as delegadas combaterem o estresse e terem uma boa saúde.

O secretário Abreu Filho informou que no Estado há 157 delegadas titulares. Na Polícia Militar, o efetivo feminino é de 8.395; no Corpo de Bombeiros, 192, e na Polícia Civil, 8.667. Os soldados temporários femininos somam 532. Totalizando, o número de policiais que trabalham na corporação chega a 18.532, assinalou. ‘No ano passado foram nomeados 184 delegados, sendo 53 mulheres’, acrescentou.

Valéria Cintra