Alargamento e recuperação de ponte em Taubaté beneficiam o turismo

Obra aumentou segurança e condições de tráfego

sáb, 01/02/2003 - 14h40 | Do Portal do Governo

Caminho para os municípios de Campos do Jordão, São Bento do Sapucaí e Santo Antonio do Pinhal, a ponte sobre o Rio Paraíba do Sul, em Taubaté, foi recuperada, alargada e reforçada. Além de muito estreita, a ponte estava em precárias condições de tráfego e de segurança. De acordo com o governador Geraldo Alckmin, que esteve no município neste sábado, dia 1º, para a entrega da obra, a ponte é de fundamental para o turismo da região.

O governador lembrou que o turismo no Vale do Paraíba cresceu muito em função, principalmente, das cidades para as quais a ponte é caminho e também do Distrito de Quiririm, onde foram feitos estudos para adequação do sistema viário na Rodovia Floriano Rodrigues Pinheiro (SP-123), no Km 7,5.

A obra vai atender mais de 245 mil habitantes e contou com investimento estadual de R$ 1,7 milhão. “No alargamento desta ponte houve preocupação não só com quem circula de carro, mas também com pedestres e ciclistas”, afirmou Alckmin. A ponte conta com passagens exclusivas tanto para pedestres quanto para ciclistas.

Outros investimentos estaduais em Taubaté

Durante a cerimônia, Alckmin anunciou que construirá outras pontes e estradas vicinais em parceria com a prefeitura. Uma dessas obras será a recuperação da Rodovia Osvaldo Cruz, estrada que liga Taubaté a Ubatuba, que será licitada.

O governador também falou dos investimentos do Governo paulista em saneamento básico no município. “A meta na gestão anterior era chegar a 100% de água tratada em Taubaté. E foi alcançada, com investimento estadual de R$ 30 milhões. O problema foi resolvido. O desafio desta gestão será com relação ao tratamento do esgoto”, afirmou Alckmin.

Na área da Segurança Pública, o governador ressaltou a redução do número de homicídios, que, em 2002, caiu 23% em relação a 2001. Ele também lembrou que o Governo do Estado construiu um Centro de Detenção Provisória (CDP) no município e desativou o Cadeião JK, que estava superlotado e era foco de rebeliões e fugas.

Alckmin também destacou que Taubaté foi considerada a 41ª melhor cidade do Brasil para novos investimentos.

Cíntia Cury