Água: Primeiros resultados do programa de incentivo à redução do consumo são positivos

Cerca de 40% das contas tiveram redução de consumo de água

sex, 16/04/2004 - 19h18 | Do Portal do Governo

A Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Governo do Estado de São Paulo, informa que após a leitura de 5% das ligações residenciais de água na Região Metropolitana de São Paulo, 47% dos imóveis conseguiram o bônus de 20% no valor das contas por terem reduzido o consumo e atingido a meta estipulada.

Na Grande São Paulo, a Sabesp emite mensalmente 3.100 milhões de contas. No primeiro ciclo de leitura foram emitidas aproximadamente 148 mil contas e 69,5 mil destas tiveram sucesso ao reduzir seu consumo e ganharam 20% de bônus. Outras 29 mil contas (20% do total) também reduziram significativamente seu consumo e por pouco não chegaram na meta estipulada.

O resultado mostra que a sociedade recebeu bem e está colaborando com o Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água e a campanha Olha o Nível!, desenvolvidos pela Sabesp com o objetivo de estimular a consciência em relação ao uso racional da água e minimizar o risco de um racionamento de água.

O número final de clientes que receberam o bônus será divulgado pela Empresa na segunda quinzena de maio, após a leitura e emissão de todas as contas, mas já é possível afirmar que o engajamento da sociedade está sendo positivo e todos os esforços empreendidos para manter a regularidade do abastecimento de água e, conseqüentemente, dos padrões de saúde e qualidade de vida, se mostram eficazes.

A Sabesp reafirma que o risco de um racionamento de água não está descartado, mas acredita que com a colaboração de todos na economia do consumo, a continuidade do programa de investimentos desenvolvido pela empresa e as chuvas nas médias históricas nos áreas das represas e mananciais, será possível evitar o desconforto de cortes no abastecimento.

Para informações sobre o abastecimento e uso racional da água e sobre o Programa de Incentivo à Redução do Consumo de Água: Central de Atendimento Sabesp 195, que funciona 24h com ligação gratuita.