Água: Instituto Agronômico e secretaria da Agricultura fazem pesquisa para preservar recursos hídric

Objetivo do projeto é racionalizar o uso da água na agricultura irrigada

ter, 06/04/2004 - 16h03 | Do Portal do Governo

Um projeto de pesquisa chega para amenizar a sede de quem busca soluções para o uso racional da água. O projeto ‘Otimização do Uso da Água em Sistemas Agrícolas, com Base na Racionalização da Irrigação, no Reuso de Água e Redução do Impacto Ambiental’ resultou de uma parceria da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado (SAA) com a empresa Netafim Brasil Sistemas e Equipamentos de Irrigação, a Financiadora de Estudos e Projetos (FINEP) e a Fundação de Apoio à Pesquisa Agrícola (FundAg). Essa parceria envolve as iniciativas pública e privada, totalizando cerca de um milhão de reais em investimentos.

O protocolo de intenções entre a SAA e a Netafim foi assinado no dia 3 de abril, em Ribeirão Preto. O objetivo do projeto é racionalizar o uso da água na agricultura irrigada pelo estabelecimento de um sistema de gerenciamento hidrometeorológico integrado, implementação de sistema de alerta para orientação do manejo da irrigação e de mananciais, além de alternativa tecnológica para destino de águas residuárias. Com isso, contribui-se para evitar o crescente problema de uso conflitivo da água sob a óptica da sustentabilidade ambiental e estabelece-se o equilíbrio necessário entre os usos rurais e urbanos dos recursos hídricos.

Com início em janeiro de 2004, o projeto irá envolver duas bacias hidrográficas do estado: a Bacia do Rio Pardo — que alcança 26 municípios e 1.100.987 habitantes — e a Bacia do Mogi-Guaçu, que atinge 38 municípios e 1.293.474 pessoas. Nessas regiões estão cidades importantes como Ribeirão Preto, Araras, São José do Rio Pardo, Mogi-Guaçu, Mogi-Mirim, Sertãozinho, Leme e outras.

A escolha dessas duas bacias se deve à grande incidência de agricultura irrigada, que tem como principais culturas citros, cana-de-açúcar, café, tomate, batata e cereais. Para se ter uma idéia apenas do uso de água no campo, o consumo por um pivô central de irrigação é equivalente ao de uma cidade de 20 a 30 mil habitantes.

Além da irrigação, a região abrangida pelas duas bacias conta com alta densidade populacional, que vem resultando no início de conflitos pelo uso da água, segundo o pesquisador do IAC e coordenador do projeto, Rinaldo de Oliveira Calheiros. A utilização múltipla e irracional do mais precioso bem na constituição da Terra vem resultando no comprometimento de significativa parcela da água, em razão do alto nível poluição.

Nesse contexto, os parceiros do projeto “Otimização do Uso da Água em Sistemas Agrícolas, com Base na Racionalização da Irrigação, no Reuso de Água e Redução do Impacto Ambiental” dão um importante passo rumo à perfeita gestão dos recursos hídricos existentes. O melhor uso da água no campo resultará em mais e melhor água para o uso urbano. E mais que isso: a tecnologia do reuso das águas residuárias diminuirá o risco de poluição da água. O resultado final deverá ser a redução dos gastos públicos com tratamento e saneamento, além de baixar custos com saúde pública, isto em razão de menor incidência de doenças de veiculação hídrica e elevação do bem-estar da população.

Carla Gomes da Assessoria de Imprensa – IAC
C.A.