Água: Estudo da Cetesb indica qualidade boa de águas subterrâneas em São Paulo

Resultados de mais de 32 mil exames vão para o CVS

sex, 30/04/2004 - 16h38 | Do Portal do Governo

A qualidade das águas subterrâneas dos principais aqüíferos do Estado, para o consumo humano, continua boa, inclusive na Região Metropolitana de São Paulo. Esta é a principal constatação feita pelos técnicos da Companhia de Tecnologia de Saneamento Ambiental (Cetesb), no Relatório de Qualidade das Águas Subterrâneas do Estado de São Paulo, produzido entre 2001 e 2003.

Segundo o relatório, 90% das amostras colhidas em 162 pontos de monitoramento distribuídos por todo o Estado, nos seis principais aquíferos de São Paulo, apresentaram qualidade excelente e
apenas 10% foram classificadas como aceitável, ou seja, precisam passar por um tratamento convencional para que possa ser consumida.

Em alguns pontos, foram detectados a presença de substâncias como nitrato, cromo e bário, mas que também não comprometem a utilização dessa água. A análise das amostras compreende 40 parâmetros, totalizando 32.400 exames laboratoriais.

Esses resultados estão sendo encaminhados ao Centro de Vigilância Sanitária do Estado (CVS), responsável pela fiscalização da potabilidade, e o Departamento de Águas e Energia Elétrica (DAEE), que responde pela outorga dos poços e pela gestão da quantidade.

Da Assessoria de Imprensa da Cetesb/L.S

Leia mais: