Água: Controle é feito por quinze centrais da Sabesp em toda Região Metropolitana

Critérios vão do gosto ao odor

qua, 22/10/2003 - 15h51 | Do Portal do Governo

O controle da qualidade da água fornecida à população do Estado é realizado pela Sabesp, empresa da Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento. Todo o processo atende a legislação vigente, desde o manancial, passando pelo tratamento, até a distribuição para as casas dos consumidores.

São quinze centrais de controle de qualidade, distribuídas na Região Metropolitana de São Paulo (RMSP), Interior e Litoral; com laboratórios que fazem análises hidrobiológicas, bacteriológicas, fisico-químico e desinfecção de redes e reservatórios. Uma dessas análises é a sensorial, na qual o olfato e o paladar são ferramentas utilizadas no processo.

Na RMSP, existe uma equipe de degustadores de água que usa como critérios o gosto e o odor, características pelas quais os consumidores classificam a qualidade da água. Nos relatórios, são anotadas todas possíveis variações da água analisada para que a empresa possa tomar providências corretivas.

Vale salientar que a água distribuída pela Sabesp atende aos padrões de potabilidade para consumo humano, exigidos pela portaria 1469/2000. É importante lembrar que a água fornecida por soluções alternativas de abastecimento (poços domiciliares e coletivos, fontes) não são recomendadas devido à ausência de controle sanitário.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.