Água: Atividades da Sabesp no Vale do Ribeira comemoram o Dia Mundial da Água

Eventos serão realizados de 22 a 25 de março

sex, 19/03/2004 - 14h00 | Do Portal do Governo

Pelo menos mil estudantes e professores do Vale do Ribeira participam das atividades desenvolvidas na região pela Sabesp, empresa ligada à Secretaria de Energia, Recursos Hídricos e Saneamento do Estado, para marcar o Dia Mundial da Água, que se comemora em 22 de março.

Desde o início desta semana, a empresa promove visitas às suas estações de tratamento de água e palestras em escolas, além de participar da organização da 1ª Semana da Água do Vale do Ribeira – que será realizada no Centro de Cultura KKKK, em Registro, de 22 a 25 de março, sob a coordenação da Universidade Estadual Paulista (Unesp) e em parceria com o Comitê da Bacia Hidrográfica do Ribeira de Iguape e Litoral Sul.

Os eventos integram estudantes de todas as idades, desde a 1ª série do Ensino Fundamental até universitários. Além destes, um grupo de 30 alunos do programa de educação de jovens e adultos do Bairro Serrote, em Registro, fará visita à estação de água da Sabesp na cidade no dia 26 de março.

O uso racional da água, a necessidade de preservação dos recursos hídricos e os problemas causados pelo despejo de água de chuva na rede de esgoto são alguns dos temas abordados nas apresentações feitas pela Sabesp aos estudantes.

Uma cidade como Registro produz sete milhões de litros de esgoto por dia. A quantidade equivale a 35 milhões de copos de esgoto, a cada 24 horas, a serem coletados, bombeados e tratados, para que possam voltar ao rio sem poluição.

Em períodos chuvosos, o volume chega a aumentar até quatro vezes, por causa da entrada da água da chuva na rede de esgoto. E é esse aumento exagerado que faz com que o esgoto retorne e invada muitas casas, normalmente as situadas em áreas mais baixas, pois a tubulação não é suficiente para dar conta da enxurrada.

Por isso, nos encontros com estudantes tem sido enfatizada a questão do lançamento irregular da água de chuva na rede de esgoto. O objetivo é esclarecer e conscientizar a população sobre o problema, orientando-a de que o lugar certo para escoar a água de chuva é a rua, onde há bocas-de-lobo, que a conduzem para as galerias que seguem direto para os córregos e rios.

Da Assessoria de Imprensa da Sabesp/L.S.