Agropecuária: São Paulo alcança 99,35% de vacinação contra a febre aftosa

Estado completa nove anos sem registro de focos da doença

sex, 17/12/2004 - 9h56 | Do Portal do Governo

A segunda fase da campanha de vacinação contra a febre aftosa, realizada durante o mês de novembro, alcançou o índice de cobertura vacinal de 99,35%, portanto somente 90 mil cabeças bovinas deixaram de ser vacinadas voluntariamente, número este que já está sendo imunizado pelos técnicos da Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), órgão da Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, responsável pela campanha.

O índice de 99,35% é menor que os 99,44% registrados no mês de maio, primeira fase da campanha anual. “Qualquer índice que alcancemos acima de 99%, mostra a importância que o pecuarista paulista dá a sanidade do seu rebanho. Trabalhar com uma margem de aumento dentro deste patamar altíssimo fica cada vez mais estreito”, afirma o secretário da Agricultura, Duarte Nogueira, lembrando que o Estado completa nove anos sem registrar nenhum foco da doença.

Ele explica que as 90 mil cabeças bovinas não vacinadas ficam em bolsões não tradicionais de criação. Das 40 regionais levantadas pela CDA, nove registraram 100% de vacinação voluntária, incluindo as regiões de Presidente Prudente, Andradina e Botucatu, que somadas chegam a quase 2 milhões de cabeças.

Durante a campanha de vacinação contra a febre aftosa também foi realizada a vacinação contra a raiva dos herbívoros em 16 regiões diferentes do Estado. Os números ainda estão sendo coletados e tabulados.

Apesar de o Estado de São Paulo possuir o 5º rebanho bovino do País, em 2003 cerca de 70% das exportações de carne bovina brasileira saíram do território paulista. “Nossa infra-estrutura de frigoríficos, estradas e portos permite o título de maior exportador de carne bovina do mundo, portanto manter São Paulo livre da aftosa ou qualquer outra doença é imprescindível economicamente para o Estado e o próprio País”, afirma Nogueira.

Da Assessoria de Imprensa da Secretaria de Estado da Agricultura

C.C.