Agropecuária: Projeto de pecuária leiteira aumenta produção em quase 200%

Hoje às 17h, no Agrishow, a Secretaria da Agricultura e a Embrapa assinam continuidade do convênio

ter, 17/05/2005 - 12h37 | Do Portal do Governo

O projeto de viabilidade da pecuária leiteira mostrou que é mais que viável, é altamente lucrativo. Há casos de produtores paulistas, pioneiros em todo o país, que aumentaram a sua produção diária de leite C em mais de 200%. São mais de 500 propriedades já envolvidas no projeto. Para multiplicar ainda mais estes números, a Secretaria de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo e a Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa assinam protocolo de intenções para dar continuidade ao convênio que têm garantido o trabalho conjunto dos técnicos da Embrapa e da Secretaria. A cerimônia de assinatura será realizada nesta terça-feira, dia 17, às 17h, no estande da Secretaria no Agrishow, em Ribeirão Preto. Na ocasião, produtores de sucesso falarão sobre suas experiências com a pecuária leiteira.

Assinam o protocolo, o secretário de Agricultura e Abastecimento do Estado de São Paulo, Duarte Nogueira, e o presidente da Embrapa, Silvio Crestana.

A Secretaria de Agricultura e Abastecimento e a Embrapa trabalham juntos em outros projetos, particularmente na área de pesquisa. Em recente encontro no Gabinete do secretário Duarte Nogueira na capital paulista estabeleceu um cronograma de reunião entre os diretores da Embrapa e os diretores de institutos de pesquisa da Secretaria, por meio da Agência Paulista de Tecnologia dos Agronegócios (Apta), da assistência técnica e defesa agropecuária. O primeiro deles acontece no próximo dia 3 de junho em Campinas, sede da Apta.

“O objetivo é estreitar as cooperações e procurar superar os gargalos no financiamento de pesquisas, principalmente no que se refere as parcerias com o setor privado”, afirma o secretário Duarte Nogueira. Em sintonia o presidente da Embrapa acredita que as inovações tecnológicas na agropecuária passam obrigatoriamente por novos padrões de parcerias, aliando organizações centenárias como os institutos de pesquisa da Secretaria com a iniciativa privada. Eles acreditam que o trabalho conjunto da Embrapa e Secretaria na busca de recursos para a pesquisa é o caminho mais rápido e correto.

Secretaria de Estado da Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)