Agropecuária: Produtores devem vacinar seus rebanhos contra febre aftosa e raiva

Quem não vacinar herbívoros até o dia 31 de maio estará sujeito à multa

seg, 16/05/2005 - 12h03 | Do Portal do Governo

De 1º a 31 de maio é obrigatória a vacinação de todos os bovinos e bubalinos do Estado de São Paulo contra a febre aftosa e em 14 regiões a imunização de bovinos, bubalinos, equinos, caprinos e ovinos contra a raiva dos herbívoros.

A vacinação contra a febre aftosa e raiva dos herbívoros acontece durante os meses de maio e novembro, quando o produtor é obrigado a fazer a aplicação e comunicar esta vacinação à defesa agropecuária do seu município, ficando sujeito à multa pelo não cumprimento. Na última etapa, em novembro último, o Estado de São Paulo alcançou a marca de 99,35% de cobertura vacinal da aftosa de um rebanho de 14 milhões de cabeças.

“É muito importante o empenho de todos, um animal doente em algum ponto do circuito pecuarista pode provocar um desastre em nossa exportações. A infra-estrutura e logística dos frigoríficos paulistas permitem que exportemos quase 70% da carne bovina brasileira, portanto somos um corredor, a sanidade de nosso rebanho é garantia de divisas para todo o país”, diz o secretário de Agricultura e Abastecimento, Duarte Nogueira. Ele enfatiza que basta um caso de aftosa para que países como Estados Unidos, Canadá e Austrália barrem os nossos produtos. “Alguns deles já sofreram os impactos de uma doença no rebanho e tentam recuperar mercados agora ocupados por nós”.

As 14 regiões, onde a vacinação contra raiva dos herbívoros deve ser realizada, são: Bragança Paulista, Franca, Guaratinguetá, Itapetininga, Itapeva, Mogi das Cruzes, Mogi Mirim, Orlândia, Pindamonhangaba, Registro, Ribeirão Preto, São João da Boa Vista, São Paulo e Sorocaba.

Secretaria de Estado de Agricultura e Abastecimento
Assessoria de Imprensa

(LRK)