Agropecuária: Engenheiros são credenciados para emissão de certificado fitossanitário

Inscrições podem ser feitas até dia 28 pelo site da Coordenadoria de Defesa Agropecuária

ter, 25/11/2003 - 17h33 | Do Portal do Governo

Com o objetivo de ampliar a capacidade do sistema de vigilância fitossanitária e o atendimento ao produtor paulista, a Coordenadoria de Defesa Agropecuária (CDA), vinculada à Secretaria de Agricultura e Abastecimento de São Paulo, realiza nos dias 10 e 11 de dezembro, no Centro de Citricultura ‘Sylvio Moreira’, em Cordeirópolis, o curso para credenciar engenheiros agrônomos da iniciativa privada do Estado, para e emissão do Certificado Fitossanitário de Origem (CFO) em citros.

As vagas são limitadas (200) e as inscrições podem ser feitas até o dia 28 de novembro, através do site da CDA (www.cda.sp.gov.br

O CFO é o documento que garante a certificação de origem dos produtos, para que o produtor possa retirar a permissão de trânsito para transportar seus produtos para outros estados ou para exportação.

Os profissionais serão habilitados para o reconhecimento de pragas e doenças que exigem quarentenas, por isso são chamadas de quarentenárias. São classificadas em: ‘quarentenárias A1’, cujas culturas sofrem restrições de trânsito para importação e exportação e doenças ou pragas sem registro no País; ‘quarentenárias A2’, as relacionadas pelos governos municipais, estaduais e federal, existentes no País e restritas a algumas regiões ou locais, como o cancro cítrico, a mosca da carambola, etc. e ‘quarentenárias não regulamentadas’, as de grande interesse econômico, como vírus e alguns fungos em batata.

A relação destas pragas é elaborada pelo Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento e serve de parâmetro para a comercialização nos estados, entre os estados e para exportação.

Segundo o diretor do Centro de Defesa Sanitária Vegetal, da CDA, Mário Sérgio Tomazela, o curso está sendo realizado para atender a demanda existente no Estado, que possui o maior parque citrícola do mundo.

É também de interesse dos responsáveis técnicos por viveiros, principalmente em relação à Clorose Variegada dos Citros (CVC). O último curso para CFO em citros foi realizado em 2001 e ainda existe a necessidade de mais profissionais capacitados para atender as exigências impostas pelo mercado internacional.

A relação dos profissionais credenciados também pode ser consultada no site da CDA.

Curso:Credenciamento de engenheiros agrônomos para emissão do CFO em citros.
Data:10 e 11 dezembro
Local: Centro de Citricultura ‘Sylvio Moreira’ – Rod. Anhanguera, km 158 – Cordeirópolis/SP

Teresa Paranhos da assessoria de imprensa da CDA
C.A.