Agronomia: IAC realiza curso sobre Especiação Iônica de Nutrientes e Metais Pesados

Evento será realizado em Campinas nos dias 11 e 12 deste mês

qua, 10/07/2002 - 13h02 | Do Portal do Governo

O Instituto Agronômico de Campinas (IAC) ministra, nos dias 11 e 12 de julho, o curso ‘Especiação iônica de nutrientes e de metais pesados em soluções aquosas’. O curso terá a participação da Unicamp e da Escola Superior de Agronomia Luiz de Queiroz (Esalq/USP).

No evento serão apresentados e discutidos a preferência pela absorção de algumas espécies químicas pelas plantas; os princípios termodinâmicos sobre o equilíbrio químico dos íons em solução; a especiação iônica pela técnica do equilíbrio de Donnon; a amostragem e análise de soluções hidropônicas do solo e da hidrosfera; e a utilização do programa Minteq e do Geochem-PC para realizar o cálculo da especiação iônica dessas soluções.

O curso é direcionado para profissionais e estudantes que estejam trabalhando ou venham a trabalhar com nutrientes e elementos potencialmente tóxicos, como alumínio, chumbo, cádmio, níquel, mercúrio e soluções hidropônicas em substratos, no solo agrícola e nos ecossistemas em geral.

O limite é de 200 vagas. Os interessados devem entrar em contato pelo telefone (0xx19) 3231-5422, ramal 15 ou pelo e-mail: eventos@iac.br

O curso será realizado nos dias 11 e 12, às 8 horas, no Auditório Otávio Filho, localizado na Avenida Barão de Itapura, 1481, Guanabara, em Campinas.